As fortes chuvas que caíram neste fim de semana em São Paulo causaram ao menos 36 mortes e deixaram centenas de desabrigados neste domingo (19) em várias áreas do estado, principalmente no litoral norte. A cidade mais afetada foi São Sebastião, onde houve 35 das 36 mortes, segundo o governo estadual. De acordo com registros oficiais, mais de 550 pessoas precisaram deixar suas casas.
As chuvas provocaram também deslizamentos de terra e interditaram trechos das rodovias Rio-Santos, Mogi-Bertioga e Tamoios, além de afetar o abastecimento de água e interferir no sinal de celular da região. Segundo informou a Defesa Civil, o volume de chuva atingiu 600 milimetros nas últimas 24 horas, superando o esperado para todo o mês de fevereiro em todo o litoral norte do estado.
As prefeituras de Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela cancelaram a programação de Carnaval no domingo (19). De acordo as autoridades locais, as quatro cidades do litoral norte esperavam receber juntas cerca de 1 milhão de pessoas durante o feriado.
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), decretou estado de calamidade em Ubatuba, São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Bertioga. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que deve visitar a área nesta segunda-feira (20) e que o governo federal está à disposição para atuar nas regiões atingidas.