A imagem de Nossa Senhora de Nazaré virá para os Estados Unidos na próxima semana para a segunda edição do Círio de Nazaré em Miami, promovido pela comunidade brasileira de Kendall com o apoio do Consulado do Brasil. O evento será no dia 17 de novembro e os preparativos já mobilizam toda a diretoria do evento em Belém do Pará e as comunidades católicas do Brasil e do Sul da Flórida. A expectativa desse ano é que a procissão reúna cerca de mil pessoas.
Transportada de sua morada oficial, a Basílica do Santuário em Belém, a imagem percorrerá – assim como no ano passado – igrejas, clínicas de repouso, universidade e o consulado brasileiro nos dias que antecedem o Círio de Nazaré.
A festividade no domingo, 17, e terá início com a chegada da imagem de Nossa Senhora de Nazaré no Santuário Nacional de Nuestra Señora de la Caridade, em Coral Gables (3609 S Miami Ave), onde haverá uma missa a 1 p.m. Em seguida uma carreata levará a escultura até a Saint Catherine of Siena Catholic Church (9200 SW 107th Ave, Miami) para bençãos. A procissão – o famoso Círio – será às 5 p.m. A comemoração se encerra com uma missa prevista para às 6 p.m.
No ano passado a comunidade responsável pelo evento na Flórida foi presenteada pela diretoria do Círio de Nazaré de Belém com uma réplica autêntica da escultura. Desde então, a imagem tem percorrido a residência de fiéis em rosários e celebrações. Os brasileiros buscam agora um local para construir uma capela destinada especialmente à Nossa Senhora de Nazaré.
Um dos organizadores da festa, Luís Carlos Correia – conhecido pela comunidade como Kaká – participou neste ano da festividade no Pará e disse que é uma experiência inexplicável e que só quem a vivencia consegue dimensionar. Sobre a comemoração em solo americano, ele comenta que a festa tem sido muito bem recebida não apenas pelos brasileiros, mas também pelos latinos e promovido união e irmandade entre as pessoas.
Do Pará para a Flórida
O Círio de Nazaré em Belém (PA) é uma das maiores manifestações católicas do mundo e reúne 2,5 milhões de pessoas em um único dia. Reconhecida como patrimônio imaterial do Brasil, a peregrinação acontece na capital paraense no segundo domingo do mês de outubro.
A celebração em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré, padroeira de Belém (PA), dura algumas semanas e inclui vários eventos religiosos e culturais, e culmina com uma grande procissão, que ocorre no dia do Círio. A escultura em estilo Barroco de Nossa Senhora de Nazaré é confeccionada em madeira e mede 28 cm de altura.
Durante a peregrinação a imagem de Nossa Senhora de Nazaré deixa o Santuário de Nazaré e segue para a Catedral de Belém, acompanhada por cerca de 2,5 milhões de fiéis que percorrem o trajeto de aproximadamente 2,2 milhas.
A história do Círio de Nazaré começa em 1793, quando a uma pequena imagem de Nossa Senhora foi encontrada por pescadores em um igarapé próximo a Belém. No local foi construída uma igreja, e hoje abriga o santuário.