Um submarino que transportava cinco turistas para ver os destroços do Titanic desapareceu nas águas do Atlântico, divulgou um porta-voz da Guarda Costeira de Boston. Segundo a fonte, “um pequeno submarino com cinco pessoas a bordo desapareceu nas proximidades do local do naufrágio do Titanic”, nesta segunda-feira (19).
O Titan, da OceanGate Expeditions, empresa especializada neste tipo de expedição, é o único submarino capaz de chegar perto dos restos do Titanic, que fica a cerca de 3.800 metros de profundidade e a uma distância de cerca de 640 quilômetros da ilha canadense de Newfoundland. No site da empresa, viagens de sete dias para ver os destroços do Titanic são anunciadas por cerca de $ 250 mil. Entre os desaparecidos estão o explorador britânico Hamish Harding; o empresário paquistanês Shahzada Dawood e seu filho Suleman, além do piloto Paul-Henri Nargeolet, e o executivo-chefe da OceanGate Expeditions, Stockton Rush.
Na semana passada, a OceanGate Expeditions começou a quinta missão ao Titanic, de acordo com o site da empresa. A empresa iniciou a atividade em 2021, com o objetivo de de registrar anualmente a deterioração do icônico transatlântico que atingiu um iceberg e afundou em 1912, matando quase 700 dos cerca de 2.200 passageiros e tripulantes. Desde a descoberta dos destroços, em 1985, o navio vem deteriorando lentamente, e alguns previram que o navio poderia desaparecer em algumas de décadas.