Pouco antes das 6 da manhã desta sexta-feira (23), quatro astronautas embarcaram no foguete Falcon 9 do Kennedy Space Center (FL), em mais uma missão especial para a International Space Center. O clarão no céu foi observado a quilômetros de distância e alguns moradores do condado de Palm Beach puderam avistar a decolagem.
A missão operacional da empresa aeroespacial SpaceX faz parte do Programa de Tripulação Comercial da agência espacial americana, a Crew-2 e levou quatro tripulantes. Entre eles, os astronautas da NASA Megan McArthur e Shane Kimbrough, o representante da Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (JAXA) Akihiko Hoshide e o membro da Agência Espacial Europeia (ESA), o francês Thomas Pesquet.
Programado originalmente para essa quinta (22), o lançamento precisou ser adiado em um dia por conta de “condições climáticas desfavoráveis” na região de onde partiria o voo. De acordo com a NASA, a Crew Dragon deve chegar à Estação cerca de 24 horas após a decolagem, na manhã de sábado.
Os viajantes a bordo da espaçonave vão passar os próximos seis meses no laboratório orbital realizando uma série de experimentos científicos, incluindo pesquisas relacionadas à microgravidade. Assim como todos os que vão até lá, eles também auxiliarão na manutenção da ISS.
Quando chegarem ao International Space Center, os astronautas vão se juntar a outros sete astronautas que já estão no local.