Simonal foi o grande vencedor do 23° Brazilian Film Festival of Miami, arrematando nada menos que quatro Lentes de Cristal na opinião do corpo de jurados e do público. O filme conta a história do cantor carioca Wilson Simonal, que fez grande sucesso nas décadas de 1960 e 1970, mas foi acusado de delatar colegas à polícia ideológica do governo na época — o temido DOPS — durante a ditadura militar, e por isso condenado ao ostracismo artístico pela classe. Talentoso e carismático, Wilson Simonal foi o primeiro artista negro brasileiro a atingir o status de ídolo nacional.
Simonal, do diretor estreante Leonardo Domingues, ficou com a Lente de Cristal de Melhor Filme, tanto na votação dos jurados quanto na do público, e ainda levou o prêmio de Melhor Ator para Fabrício Boliveira, que vive o cantor na tela, e o de Melhor Cinematografia, para Pablo Baião.
A cerimônia de encerramento e premiação aconteceu no sábado (21) no Colony Theatre, em Miami Beach, e teve o comando do ator e cantor Daniel Del Sarto. A noite teve ainda a exibição do filme Divino Amor, do diretor Gabriel Mascaro. A atriz Dira Paes, protagonista do filme de Mascaro, recebeu o Lifetime Achievement do BRAFF por sua carreira de sucesso.
O Brazilian Film Festival of Miami é produzido pela Inffinito Foundation, trazendo todos os anos para a cidade o melhor do cinema brasileiro numa semana de mostra competitiva, e está entre os eventos mais importantes do calendário cultural em Miami.
Confira a lista completa de vencedores do 23° Brazilian Film Festival of Miami:
1. Melhor Cinematografia: Pablo Baião, por Simonal
2. Melhor Roteiro: Miguel Falabella, por Veneza
3. Direção: Joana Mariani, por Todas as Canções de Amor
4. Melhor Ator: Fabrício Boliveira, por Simonal
5. Melhor Atriz: Lorena Comparato, por Boca de Ouro
6. Melhor Filme: Simonal
Leia também:
‘Simonal’ surpreende no Festival do Cinema Brasileiro em Miami, por Tonia Elizabeth