Homenagem foi outorgada pelos serviços prestados por um dos maiores líderes da comunidade brasileira nos EUA
A Ordem do Rio Branco normalmente é concedida em ato solene no Palácio do Planalto, na presença do presidente da República. No entanto, o pastor Silair preferiu ser agraciado em uma cerimônia no Consulado Brasileiro em Miami. “Aqui estou mais perto da comunidade e da equipe ministerial e dos obreiros da Igreja, com quem eu divido a consideração”, disse o pastor. Há sete anos ele recebeu o grau ‘Cavaleiro’ da mesma comenda.
A homenagem acontece num momento especial na vida de Silair: ele acaba de completar 18 anos de ministério nos Estados Unidos. O pastor chegou à América em 1991 para dar continuidade ao trabalho iniciado pelo sogro, o missionário Ivan de Souza. Desde então, Silair tornou-se um líder não apenas da sua igreja, mas de todos os brasileiros da região, ao perceber que o trabalho na comunidade deveria transpor a barreira do desenvolvimento espiritual e atingir as necessidades práticas dos imigrantes numa terra estranha. “Distribuímos diariamente, há 18 anos, cestas básicas para os necessitados, o atendimento semanal do consulado vai completar uma década e procuramos oferecer programas sociais em todas as áreas para a nossa população no sul da Flórida”, conta o pastor, que foi apontado com um dos representantes da América do Norte no fórum ‘Brasileiros no Exterior’, do Ministério das Relações Exteriores.
Mesmo com tantas realizações, Silair ainda tem objetivos, ou “sonhos”: um deles é a clínica médica no Centro de Família, que atenderia gratuitamente à comunidade em várias especialidades; outro projeto é lutar pela eleição de políticos brasileiros para os cargos municipais na Flórida. “Só alcançaremos a liberdade como imigrantes na América com patamares políticos, assim como fizeram os hispânicos”, destacou Silair, que descarta veemente a sua candidatura.
Na entrega da comenda, o pastor estava acompanhado de sua esposa, Debora, a filha Rebeca, e parte de sua equipe da PIBBSF. A cerimônia foi acompanhada por todos os funcionários do Consulado, que fizeram questão de abraçar o homenageado. Parabéns ao nosso líder!