Marco Rubio desistiu da candidatura
Depois de ser derrotado por Donald Trump nas prévias realizadas na terça-feira (15) na Flórida, estado pelo qual é senador, Marco Rubio anunciou sua desistência na disputa pela presidência dos Estados Unidos.
“Vocês foram extraordinários nessa campanha”, disse a apoiadores em Miami. “Não havia mais nada que pudessem fazer. Foi uma grande vitória `de Trump`”, disse. Em seu discurso, Rubio disse que os EUA estão no meio de uma “tempestade política”, em que as pessoas estão bravas e frustradas. Ele criticou a retórica anti-imigrante de Trump e lembrou da origem imigrante de sua família. “Do ponto de vista político, a coisa mais fácil é deixar as pessoas mais bravas e frustradas. Essa seria a maneira mais fácil de ganhar, mas não é o melhor caminho para os EUA”.
Os resultados na Flórida representaram uma derrota para Rubio. Ele venceu em Miami-Dade com 63% dos votos a 23% de Trump, mas no total geral perdeu por 48% a 24% nos 66 condados do Sunshine State.
O bilionário discursou em Palm Beach para agradecer pelos votos. Ele disse que está trazendo novos eleitores para o partido e os elogiou. Segundo ele, “algo está acontecendo” no Partido Republicano, que está sendo noticiado “por todo o mundo”. Trump também parabenizou Marco Rubio “pela difícil campanha” que promoveu até esta terça. Trump conquistou a maioria dos eleitores da Flórida, de Illinois e da Carolina do Norte e perdeu apenas em Ohio para o governador do estado e concorrente pré-candidato John Kasich.
Democratas
Já entre os democratas, Hillary venceu na Flórida, em Illinois, na Carolina do Norte e em Ohio. Sanders não conseguiu confirmar sua vitória no Missouri, onde liderava nas pesquisas, até o momento.
“Nosso próximo presidente deve estar preparado para três grandes tarefas: fazer diferença positivas nas vidas das pessoas, nos manter seguros e trazer o país junto novamente”, disse Hillary, em discurso em Palm Beach, na Flórida, para comemorar suas vitórias.
A pré-candidata defendeu os direitos dos gays, salários iguais a homens e mulheres e a criação de novos empregos. Também se referiu ao projeto de Trump de criar um muro anti-imigrantes na fronteira com o México: “Devemos quebrar barreiras e não criar muros”.
Até o dia 14 de junho, eleitores de todo o país irão indicar delegados para representá-los nas convenções de cada partido. Tanto primárias quanto caucuses têm duas modalidades diferentes: fechada, na qual votam apenas os eleitores registrados em cada partido, e aberta, em que qualquer eleitor pode votar no pré-candidato que escolher de um dos partidos (mas não nos dois). Alguns estados, como Ohio, Califórnia e Nova Jersey, adotam um sistema misto.
Os dois partidos definem em julho quem serão seus candidatos oficiais. A convenção do Partido Republicano acontece antes, entre os dias 18 e 21 de julho, em Cleveland, Ohio. Já o Partido Democrata aponta seu candidato oficial ao final de uma convenção realizada entre 25 e 28 de julho, na Filadélfia, Pensilvânia.