Comunidade Imigração

Senador de Massachusetts denuncia prisão de brasileiro pelo ICE

Lucas dos Santos Amaral vive há sete anos nos Estados Unidos e foi preso no dia 27

O senador Jamie Eldridge ressaltou que os agentes de imigração abordaram e prenderam um residente de longa data de Massachusetts que não tem antecedentes criminais (Foto: divulgação)
O senador Jamie Eldridge ressaltou que os agentes de imigração abordaram e prenderam um residente de longa data de Massachusetts que não tem antecedentes criminais (Foto: divulgação)

O senador por Massachusetts, Jamie Eldridge, manifestou sua indignação com a prisão do brasileiro Lucas dos Santos Amaral por agentes do Departamento de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos (ICE), ocorrida no último dia 27 em Malboro. Amaral foi transferido na segunda, 3,  para o centro de processamento imigratório de Karnes City, no Texas, após ficar detido no presídio de Plymouth.

A transferência ocorreu sem que a sua família fosse informada. Especialistas explicam que esses deslocamentos podem dificultar a defesa dos detidos, afastando-os da família e do advogado responsável pelo caso.

Eldridge informou que sua equipe está auxiliando para garantir assistência jurídica à família do brasileiro e que escreveu uma carta de apoio, destacando os laços deste brasileiro com a comunidade.

“O que aconteceu é profundamente perturbador, porque o ICE abordou e prendeu um marido, pai, empresário, líder religioso e residente de longa data de Massachusetts, que não tem antecedentes criminais”, declarou.

Em suas redes sociais o senador também destacou a #AResistência, uma  iniciativa que visa denunciar o endurecimento das políticas migratórias federais, que têm priorizado a prisão e deportação de imigrantes indocumentados, mesmo aqueles sem antecedentes criminais.

O representante do legislativo demonstrou preocupação com as consequências que esse tipo de ação terá sob a comunidade local, desde a destruição de famílias e o medo entre a comunidade brasileira, até para a economia local.

O caso ganhou repercussão pela forma como a prisão ocorreu. Amaral foi preso durante uma abordagem de trânsito e, segundo sua esposa, Suyanne Amaral, não possui histórico criminal. Ele teria ligado por volta das 10h da manhã e informado que tinha sido liberado. Entretanto, após o telefonema a esposa não teve mais notícias do marido. Suyanne, que está grávida, passou todo o dia em busca de informações sobre o paradeiro do esposo.

Com informações do Brazilian Times.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo