O Senado aprovou nesta sexta-feira (5) um plano orçamentário que dá fôlego ao pacote de ajuda econômica à população atingida pela covid-19 no valor de $1.9 trilhão proposto pelo presidente Joe Biden.
Perto das seis horas da manhã e após 15 horas de debates e votações, os parlamentares se encontraram empatados em 50 x 50 em relação a aprovação do orçamento. Impasse que foi resolvido pela vice-presidente Kamala Harris, cujo voto de minerva deu vitória aos Democratas.
A sessão também foi um teste de força para o partido do presidente que conseguiu reverter votações anteriores que os Republicanos haviam vencido como apoiar o oleoduto da Keystone XL, entre Canadá e EUA e uma emenda dos Republicanos que exclui os imigrantes indocumentados do auxílio covid-19.
“Foi um gigantesco primeiro passo para passar o tipo de lei de auxílio abrangente que Biden colocou no topo da sua agenda”, afirmou o líder da maioria no Senado, Chuck Schumer.
Várias emendas ao orçamento que haviam sido aprovadas pela Câmara foram alteradas na votação e ontem do Senado. Agora, a Câmara agora precisa votar para aceitar as mudanças do Senado, o que pode acontecer ainda nesta sexta-feira.