A Seleção Brasileira foi convocada pelo treinador Dorival Jr. para os jogos contra Venezuela e Uruguai, os últimos de 2024 pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. Os 23 atletas chamados representarão a Amarelinha no dia 14 de novembro, contra os venezuelanos, no Monumental de Maturin, no país vizinho; e no dia 19, em confronto com os uruguaios, na Arena Fonte Nova, em Salvador.
O Brasil treinará em Belém entre os dias 11 e 13, antes de embarcar para Maturin, onde enfrentará os venezuelanos no dia seguinte, às 18h. A capital paraense, a duas horas e 45 minutos de distância do local da partida, foi escolhida com o objetivo de encurtar os deslocamentos da delegação.
Logo após o jogo, o grupo terá como destino Salvador, que receberá o confronto contra o Uruguai no dia 19, às 21h45, na Arena Fonte Nova. Na capital baiana, a Seleção treinará no Barradão.
O Brasil ocupa a quarta posição da tabela de classificação para o Mundial, com 16 pontos. A Venezuela é o oitavo colocado, com 11 pontos, enquanto o Uruguai está em terceiro, com a mesma pontuação do Brasil, mas com vantagem no saldo de gols.
Veja os convocados:
Goleiros
- Bento – Al-Nassr
- Ederson – Manchester City
- Weverton – Palmeiras
Laterais
- Danilo – Juventus
- Vanderson- Monaco
- Guilherme Arana – Atlético-MG
- Abner – Lyon
Zagueiros
- Éder Militão – Real Madrid
- Gabriel Magalhães – Arsenal
- Marquinhos – Paris Saint-Germain
- Murilo – Nottingham Forest
Meio-campistas
- André – Wolverhampton
- Andreas Pereira – Fulham
- Bruno Guimarães – Newcastle
- Gerson – Flamengo
- Lucas Paquetá – West Ham
- Raphinha – Barcelona
Atacantes
- Estevão – Palmeiras
- Rodrygo – Real Madrid
- Luiz Henrique – Botafogo
- Igor Jesus – Botafogo
- Savinho – Manchester City
- Vinicius Júnior – Real Madrid
Botafogo aumentou suas chances de título a seis rodadas do final do Brasileirão
A derrota do Palmeiras para o Corinthians por 2 a 0, na NeoQuímica Arena, e a vitória do Botafogo sobre o Vasco da Gama por 3 a 0 no Estádio Nilton Santos na 32ª rodada do Campeonato Brasileiro permitiu ao clube carioca aumentar para 78% suas possibilidades de se tornar o campeão brasileiro, 29 anos depois de ter conquistado o título em 1995, com o gol de Tulio Maravilha em uma partida polêmica sobre o Santos na qual até hoje os santistas alegam terem sido prejudicados pela arbitragem.
Segundo o Espião Estatístico do ge, a 32ª rodada do Campeonato Brasileiro foi extremamente positiva para o Botafogo, que venceu o clássico diante do Vasco, no Rio, e viu o vice-líder Palmeiras perder a sua disputa local para o Corinthians , na capital paulista. Com seis pontos de vantagem e apenas mais seis jogos pela frente, o Alvinegro carioca foi a 78,48% de chances de título; estava com 59,41% na última semana. A situação é bem melhor que na temporada passada quando, após 32 rodadas, a equipe carioca tinha 39,46% de possibilidades de ser campeão e pontuação igual ao Palmeiras, que acabaria com a taça em 2023.
Além do Glorioso, outras cinco equipes ainda podem sonhar com o título: Palmeiras, com 17,64%; Fortaleza, com 1,99%; Flamengo, com 1,44%; Internacional, com 0,32%, e São Paulo, com 0,13%. Aliás, estas seis equipes estão à frente das demais e podem carimbar suas presenças na Copa Libertadores da América de 2025.
Ainda há possibilidade de as vagas para a Libertadores chegarem a oito ou nove, caso o Botafogo também conquiste a Copa Libertadores da América — o time carioca está na final contra o Atlético Mineiro —, o Flamengo ganhe a Copa do Brasil —disputa as finais contra o Galo mineiro e fez 3 a 1 na primeira partida no Rio de Janeiro — e o Cruzeiro fature a Copa Sul Americana — está na final contra o Racing da Argentina. Ou seja, mais uma vez um quarto dos participantes da Copa Libertadores da América devem ser clubes brasileiros, para irritação dos nossos vizinhos, sobretudo os argentinos e os uruguaios que dominavam esta competição.
Os desesperados
Na ponta de baixo da tabela, dois times já parecem condenados ao descenso: Atlético Goianiense tem apenas 0,09% de chance de permanecer na Série A, enquanto o Cuiabá possui somente 2,65%. Além deles, os clubes mais ameaçados pelo descenso são Juventude, com 29,56%; Bragantino, com 52,49%; Athletico Paranense, com 75,82%; e Criciúma, com 76,78%.
Acesso para a Série A
O torcedor do Santos está cada vez mais perto de comemorar o tão sonhado retorno para a Série A do Campeonato Brasileiro. No jogo que abriu a 35ª rodada, o Peixe recebeu o Vila Nova na Vila Belmiro, venceu por 3 a 0 e se manteve no topo da tabela. Antes, o Peixe tinha 98,93% de possibilidades de estar na elite na próxima temporada, mas, com o triunfo, passou a ter 99,88%.
Nas contas do Espião Estatístico após a 35ª rodada, o número que um time precisa para ter 100% de garantia de subir é de 68. Ou seja, faltam três para o Santos, que está com 65.
Além do acesso, o Peixe também aumentou as suas chances de conquistar o Campeonato Brasileiro Série B. O Alvinegro Praiano abriu a rodada com 62,47% de chances de levantar o troféu e aumentou ainda mais essa projeção: 71,95%.
Além da equipe santista, os times que seguem com chances de ser campeões da competição são: Novorizontino (15,66%), Mirassol (10,94%), Sport (1,27%) e Ceará (0,18%).
Risco de rebaixamento
Na lanterna em grande parte da Série B, o Guarani está próximo de ser o primeiro time rebaixado para a Série C de 2025. Nesta rodada, o Bugre visitou o Goiás e foi derrotado por 1 a 0. A derrota deixou o time campineiro com 99,80% de chances de cair. Além do Bugre de Campinas, os times mais ameaçados de disputar a Série C são Brusque, com 98,78%; Ituano, com 93,31%; Ponte Preta, com 48,16%; CRB, com 31,11%; Chapecoense, com 24,57%; Botafogo de Ribeirão Preto, com 3,63%; e Paysandu, com 0,64%.