Partida contra Honduras deve ter bom público para assistir Neymar & cia. contra sensação da Concacaf
Antonio Tozzi
Depois de um período de marasmo, agravado com o fato de o Brasil ter sido escolhido como país-sede, parece que a torcida brasileira resolveu novamente abrir os braços para a Seleção Brasileira de Futebol e vem demonstrando bastante carinho com seus jogadores, que podem resgatar o orgulho nacional depois da fatídica derrota em casa para o Uruguai por 2 a 1 na Copa do Mundo de 1950.
O palco do trágico acontecimento foi o Maracaná, estádio então recém-construído para receber as seleções que disputavam a primeira Copa do Mundo depois dos terríveis anos 40 nos quais o mundo ocidental se envolveu na Segunda Guerra Mundial que deixou um rastro de destruição em todo o continente europeu. Por isto mesmo, nada mais lógico do que o campeonato ser disputado em outro local e o Brasil surgiu como uma boa alternativa, uma vez que ficava bem distante da Europa e não havia participado ativamente da guerra.
Agora, 64 anos depois, espera-se que o roteiro seja diferente, apesar do cenário ser o mesmo: o Maracanã, no Rio de Janeiro, que receberá a partida final da Copa do Mundo de 2014 na qual, espera-se, esteja a Seleção Brasileira. E, desta vez, com final feliz, para que os brasileiros possam celebrar em casa a conquista.
Amistoso importante
Para isto, porém, é preciso fazer a lição de casa. Dentro deste conceito, é importante disputar amistosos com seleções que já se classificaram para a Copa do Mundo, como é o caso de Honduras, em Miami, e do Chile, em Toronto, no dia 19 de novembro.
Aqui no sul da Flórida o sábado, 16 de novembro, promete ser de bastante alegria para os brasileiros que vivem na região e quase nunca têm a oportunidade de assistir ao vivo o escrete canarinho. A última vez que a Seleção Brasileira jogou em Miami foi em 2003 durante a disputa da Copa Ouro, torneio realizado pela Concacaf (Confederação da América do Norte, Central e Caribe de Futebol) do qual o Brasil participou com convidado.
A partida promete ser bem disputada, uma vez que Honduras fez uma boa campanha nas Eliminatórias da Concacaf, tomando o lugar do poderoso México, praticamente um lugar cativo para os mexicanos que agora estão digladiando-se com os neozelandeses por uma vaga na Copa do Mundo pelo sistema de repescagem.
Os organizadores estão entusiasmados com a boa procura de ingressos e o Sun Life Stadium deve ficar lotado para assistir ao espetáculo.
Resgate do futebol atrevido
Depois de uma desclassificação dolorida numa semifinal, quando perdeu de virada em 2010 para a Holanda por 2 a 1, os dirigentes da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) decidiram mudar tudo. Assim, dispensaram Dunga e os outros integrantes da comissão técnica e convidaram Mano Menezes para ocupar seu lugar.
Mano chegou ao posto de técnico levando com ele seus homens de confiança e começou o trabalho da estaca zero, porque muitos jogadores ficaram queimados após a derrota (Felipe Melo, Julio Cesar, Luiz Fabiano e outros). Ele convocou novos atletas e iniciou um período de preparativos. No entanto, a falta de bons adversários e o pouco interesse por não estar disputando torneios oficiais desanimou os torcedores.
Ele, porém, desperdiçou a grande chance ao ser derrotado pelo México por 2 a 1 na final dos Jogos Olímpicos de Londres no ano passado e deixou de ganhar a tão cobiçada medalha de ouro olímpica, única conquista que ainda falta para o futebol brasileiro.
A derrota foi fatal e e ele perdeu o cargo depois de alguns amistosos sem graça e com a mudança de comando na CBF, com a saída de Ricardo Teixeira e a ascensão de José Maria Marin, que decidiu demitir Mano e contratar Luiz Felipe Scolari para assumir a seleção.
Sob o comando de Felipão, a equipe começou a mostrar mais disposição e os jogadores se motivaram, assim como os torcedores. A culminação da nova fase veio com a conquista da Copa das Confederações ao bater a temível Espanha por 3 a 0 na final, depois de ter vencido todos os outros jogos.
Mais do que a vitória, deu para perceber que a Seleção Brasileira mostrou uma estrutura de equipe. Algo que, apesar de contar com bons jogadores, não se via no time de Mano Menezes.
E isto será conferido ao vivo no Sun Life Stadium, em um jogo cercado de expectativas. Os brasileiros do sul da Flórida querem que a Seleção Brasileira leve com ela os bons fluidos do local que adotaram para viver. Let’s go Brazil!
Neymar é a principal atração da renovada Seleção Brasileira