Imigração

Secretário de Segurança Interna diz que alguns migrantes “tentam burlar” o sistema de asilo dos EUA

Os requerentes de asilo devem provar que estão fugindo de perseguição devido à sua nacionalidade, raça, religião, opiniões políticas ou pertencimento a um grupo social

Em uma entrevista à CBS News, o Secretário de Segurança Interna Alejandro Mayorkas disse que alguns migrantes que chegam à fronteira EUA-México estão tentando “burlar” o sistema de asilo dos EUA, ecoando uma declaração frequentemente feita por republicanos, mas raramente expressa por funcionários da administração Biden.

“A realidade é que algumas pessoas de fato tentam burlar o sistema,” disse Mayorkas na quinta-feira (23). “Isso não se aplica a todos com quem lidamos, mas acontece, e lidamos com isso adequadamente”. Mayorkas fez o comentário em resposta a uma pergunta sobre a preocupação dos americanos sobre a situação na fronteira sul, onde autoridades dos EUA relataram níveis recordes de apreensões de migrantes nos últimos três anos. A imigração se tornou um dos piores temas nas pesquisas de opinião para o presidente Biden, bem como uma das principais preocupações dos eleitores que se dirigem às urnas em novembro.

Por anos, republicanos, incluindo o ex-presidente Donald Trump, acusaram migrantes de trapacear ou abusar do processo de asilo dos EUA para permanecer no país, argumentando que restrições ou proibições ao asilo precisam ser implementadas para deter aqueles que não se qualificam. Ao falar sobre a reforma do sistema de asilo dos EUA, no entanto, democratas como Mayorkas, têm principalmente falado sobre a necessidade de acelerar o processamento de reivindicações, para rapidamente conceder asilo aos que se qualificam para proteção e deportar aqueles que não se qualificam.

A lei dos EUA permite que migrantes fisicamente em solo americano solicitem asilo, mesmo que entrem no país de forma ilegal. Mas os requerentes devem provar que estão fugindo de perseguição devido à sua nacionalidade, raça, religião, opiniões políticas ou pertencimento a um grupo social. Muitos migrantes que inicialmente solicitam asilo acabam não conseguindo atender ao critério legal para recebê-lo, mostram os dados do governo.

Durante a entrevista da semana passada, Mayorkas disse que uma proposta de segurança de fronteira que ele ajudou a negociar com um pequeno grupo bipartidário de legisladores no Senado “nos teria equipado com mais ferramentas para lidar com aqueles indivíduos que tentam burlar o sistema.”

A administração Biden e Mayorkas têm enfrentado uma onda de críticas de legisladores republicanos sobre os níveis sem precedentes de migração para a fronteira sul dos EUA nos últimos anos. Mayorkas disse que a acusação de que a política da administração Biden tem encorajado migrantes desesperados a viajar para os EUA é “falsa.” “As razões pelas quais as pessoas deixam seus países de origem são aquelas com as quais estamos bastante familiarizados: pobreza, violência, eventos climáticos extremos, corrupção, repressão por regimes autoritários”, disse.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo