Uma série de eventos está programada na baía de San Francisco para comemorar o Dia da Independência do Brasil. Já neste domingo, 1° de setembro, a BrasArte promove o 16° Brazilian Day & Lavagem Festival, em Berkeley. A expectativa é de atrair cerca de 8 mil pessoas.
A partir das 10h, haverá aulas e oficinas gratuitas abertas ao público. As festividades começam às 14h com uma procissão de devotos vestidos de branco acompanhados por percussão e culminando em uma bênção pela paz mundial dada por crianças da comunidade local. Segue-se uma festa de rua com música ao vivo, espetáculos de dança e capoeira.
Durante todo o dia, até as 19h, haverá barracas de arte e artesanato, comidas típicas, uma aldeia infantil, uma cervejaria e um bar de caipirinha. A entrada é franca. Mais informações: www.brasarte.com.
Na manhã do dia 7, o Grupo Mulheres do Brasil – Vale do Silício, promove a oficina “Independência ou Morte! Mulher: Reconecte-se ao seu Poder Pessoal e Viva!”, ministrada pela teraupeuta holística Roberta Tachi. O objetivo é estimular as participantes a darem o seu grito de liberdade, assim como D Pedro I fez há pouco menos de 200 anos. “Liberdade de ser quem somos, assumindo nossa verdadeira identidade, nosso poder pessoal, nossa sexualidade, nossa voz e nossa inteligência”, explica a terapeuta, que irá utilizar técnicas de meditação e autoconhecimento. O evento acontece das 10h ao meio-dia, no Kennedy Great Room, na Universidade de Stanford, e é destinado somente a brasileiras, com doação de valor livre como entrada.
Noite da Independência
A partir das 20h, a comemoração acontece no Ashkenaz Music & Dance Community Center, em Berkeley. O evento começa com uma aula de samba com a rainha de bateria Maísa Duque. Em seguida, rola o “Pagode da Mesa” de Jorge Alabê, com a participação de Catia Lund (vocal), Marcio Portela (cavaquinho), Brian “Morangão” e percussionistas convidados especiais, realizando sambas clássicos da era de ouro do samba acústico brasileiro. Mais tarde, Maísa retorna com o Grupo Samba Rio para uma apresentação de bateria de escola de samba. Ingressos a partir de 15 dólares no Eventbrite.
Também em Berkeley, Veesh Maria e a banda Deus nos Acuda prometem tocar de Tim Maia a Clube do Balanço, passando por samba rock, funk e soul, a partir das 21h, no The Five + Dime. Na sequência, a banda local de forró Dona Francisca (www.forrobythebay.com), e também o grupo de côco de roda Cocada, de Oakland. Entre as apresentações, DJ Potira, de Los Angeles, pilota as picapes com brazilian beats, global bass e baile funk. Ingressos a 10 dólares no Eventbrite.
Atravessando a baía, a partir das 22h, acontece a 3ª Noite Anual da Independência Brasileira na The Holy Cow, em San Francisco. Os DJs brasileiros KBLO, Double B, Migatte & Pavani desfilam uma seleção de hits brazucas além de baile funk. Entrada gratuita até as 22h. Depois, ingressos a 25 dólares.
Daniela Mercury promete sacudir a Califórnia
Quando Daniela Mercury pisar no palco, ninguém vai conseguir ficar parado. Com sua voz poderosa e energia aparentemente interminável, a cantora brasileira promete chacoalhar o público como se estivesse no trio elétrico do Pelourinho em pleno Carnaval da Bahia. Essa é a proposta da turnê dessa força da natureza pelos EUA, promovida pela Brazilian Nites em conjunto com o Live Nation.
Vencedora do Grammy Latino e com múltiplos álbuns de platina em uma carreira brilhante, a cantora chega aos EUA com sua banda completa para relembrar todos os seus hits como “Canto da Cidade”, “Rapunzel”, “Nobre Vagabundo”, “Swing da Cor”, “Ilê Pérola Negra”, “Maimbê Dandá”, e também sucessos mais recentes como “Banzeiro” (Melhor Carnaval de 2018 na Bahia) e “Proibido o Carnaval”, lançada no começo do ano.
A tournê de Daniela pela Costa Oeste começa na quinta-feira, dia 12. Ela se apresenta no House of Blues Las Vegas, às 19h30, com ingressos a 28 dólares. Na noite seguinte (13), é a vez de Los Angeles. A cantora faz show na sexta no Hollywood Palladium, às 19h.
No sábado, Daniela segue para San Francisco, onde toca no August Hall. A cantora encerra a série de shows com apresentação no House of Blues San Diego, na noite de domingo (15). Ingressos em todas as cidades da Califórnia a partir de 35 dólares no site https://braziliannites.com.
Em Los Angeles, a abertura do show será realizada pelo bloco Obini, formado exclusivamente por mulheres tocando tambores afro-brasileiros. Também haverá apresentação das dançarinas do LA Samba Dancers e do grupo de capoeira Batuque, comandado por mestre Amen Santos.
ATUALIZAÇÃO: Devido a imprevistos na agenda da cantora, o show em Los Angeles foi antecipado para quinta-feira (12), às 20h, em novo local, o Regent (448 S. Main St., Los Angeles, CA 90013). O show de Las Vegas foi cancelado.
Amistoso entre Brasil e Peru em Los Angeles
A Seleção Brasileira joga no estádio LA Memorial Coliseum na terça-feira, dia 10 de setembro, como parte de sua turnê mundial. O time enfrenta a seleção do Peru, repetindo a disputa na final da Copa América, ocorrida no início de julho no Maracanã. Nesse confronto, o Brasil sagrou-se campeão por 3-1, mas nada impede que os peruanos conquistem a revanche desta vez.
A vitória brasileira em julho fechou um ciclo de seis anos sem títulos internacionais. É resultado de uma reestruturação da seleção implementada após o vexame da Copa do Mundo de 2014, quando foi eliminada pela Alemanha nas semifinais com o famigerado placar de 7-1. O título de vencedor da Copa América foi também o primeiro do treinador Tite em três anos à frente da seleção.
Os ingressos para a partida estão à venda em www.lacoliseum.com/events/brazil-vs-peru a partir de 40 dólares. O jogo está marcado para as 19h30, mas os portões abrem às 16h30. O estádio tem capacidade para 77.500 torcedores, ou seja, é ligeiramente menor que o Maracanã (78.838) e geralmente utilizado em partidas de futebol americano.