Tradicionalmente, os aumentos do salário mínimo têm como objetivo ajudar os trabalhadores com baixa remuneração a arcar com os custos básicos, como alimentação, remédios e moradia.
Mas um número cada vez maior de estados e localidades está aumentando seus pisos salariais para $15 por hora ou mais, proporcionando aos trabalhadores um colchão financeiro um pouco maior para que eles possam não apenas pagar o essencial com menos dificuldade, mas também fazer algumas compras discricionárias.
Vinte e um estados e 48 cidades e condados deverão aumentar seus salários mínimos em 1º de janeiro, de acordo com um relatório fornecido exclusivamente ao USA TODAY pelo National Employment Law Project (NELP), um grupo de defesa dos trabalhadores. Outros estados e mais algumas cidades e condados aumentarão seus salários mínimos no final de 2025.
Embora os aumentos do piso salarial marquem um ritual anual, o relatório destaca uma aceleração no tamanho dos aumentos do salário mínimo nos últimos anos.
Quais estados estão aumentando o salário mínimo para $15?
No dia de Ano Novo, três estados – Illinois, Delaware e Rhode Island – alcançarão uma base salarial de $15 pela primeira vez, juntando-se a sete estados que já a alcançaram ou estão acima dela. Dois estados, Califórnia e Nova Jersey, estão prontos para aumentar seus pisos salariais para mais de $17 para alguns trabalhadores da área de saúde.
Enquanto isso, 47 localidades também atingirão ou ultrapassarão $15 em 1º de janeiro, incluindo mais de duas dúzias na Califórnia, a maioria das quais subirá ainda mais acima de $17.
Burien, em Washington, que já está sujeita ao salário mínimo de $16.28 do estado, passará para $21.16 para empregadores com 500 ou mais funcionários no King County, o que a tornará o piso salarial mais alto do país.
“Lembre-se de que um trabalhador em tempo integral que ganha $17 por hora recebe apenas $35,360 por ano antes dos impostos”, escreveu Yannet Lathrop, pesquisadora sênior e analista de políticas da NELP, em um e-mail. “Esses níveis salariais não tornarão os trabalhadores ricos, mas ajudarão a pagar pelo básico, por alguns luxos (com sorte).”
Ela acrescentou: “Esses salários mais altos também podem melhorar a saúde mental e física, a capacidade de acessar crédito e podem levar a melhores resultados educacionais para os filhos.”
Em janeiro, vários estados darão um passo em uma série de aumentos do salário mínimo ao longo de vários anos. Entre os três que atingiram $15 pela primeira vez, Illinois e Rhode Island estão em $14 e Delaware está em $13.25.
Outros estão aumentando seus salários mínimos, mas não chegam a $15. O salário base de Missouri passará de $12.30 para $13.75 e o de Nebraska de $12 para $13.50.
Quem se beneficiaria de um aumento do salário mínimo?
No final de 2025, alguns estados e algumas dezenas de localidades também aumentarão seus salários mínimos. O resultado: Um total de 23 estados e 65 cidades e condados – um recorde de 88 jurisdições – aumentarão seus pisos salariais em algum momento do próximo ano. Os aumentos afetarão diretamente 3 milhões de trabalhadores que ganham salário mínimo e, indiretamente, aumentarão a remuneração de 6.2 milhões de funcionários com salários mais altos devido aos efeitos em cascata nas estruturas salariais das empresas, de acordo com o Economic Policy Institute, de esquerda.
O que se destaca, no entanto, é o crescente contingente de estados com salários de $15 por hora ou mais. Nova York, Califórnia, Massachusetts, Washington, Maryland, Nova Jersey e Connecticut já estão lá. Além dos três que se juntarão a essa facção no dia de Ano Novo, o Oregon chegará lá em julho devido a um aumento no custo de vida.
Alasca, Flórida, Havaí, Missouri e Nebraska atingirão a referência de $15 em 2026 ou 2027. Isso totaliza 16 estados com quase metade da força de trabalho dos EUA em estados com pisos salariais de $15 ou mais nos próximos três anos, de acordo com o National Employment Law Project e o Economic Policy Institute.
“Quinze dólares ainda é a meta”, disse Lathrop. “Agora é a taxa competitiva.”
O aumento do salário mínimo faz com que os preços subam?
O economista Dante DeAntonio, da Moody’s Analytics, disse que os aumentos do salário mínimo não tiveram um efeito perceptível sobre a inflação, em parte, porque a parcela de trabalhadores que estão no piso salarial ou abaixo dele é pequena.
Os aumentos estaduais do salário mínimo em janeiro contribuíram para uma inflação mais acentuada no início do ano, mas não alteraram os aumentos gerais de preços nos meses seguintes, disse Ryan Sweet, economista-chefe da Oxford Economics nos EUA.