A Flórida escolheu na noite de terça-feira (28) seus candidatos a governador, que disputarão as eleições em novembro. Pelo Partido Republicano venceu Ron DeSantis e pelo Partido Democrata, venceu o prefeito de Tallahassee, Andrew Gillum.
O candidato Republicano reforçou que vai combater a imigração ilegal, indicar juízes conservadores e melhorar as condições das escolas, caso seja eleito governador.
DeSantis tem o apoio do presidente Trump, que o parabenizou pela vitória no Twitter. Ele ficou conhecido por usar em sua propaganda política na televisão um bebê com um macacão escrito “Make America Great Again” e por colocar uma criança ‘construindo um muro’ com peças de brinquedo infantil, uma alusão à construção do muro do México, bandeira defendida por Trump.
O Republicano venceu com facilidade Adam Putnam. “Estou disposto a assumir posições difíceis as posições de princípio, mesmo quando isso for prejudicial para mim politicamente”, disse o candidato no discurso depois que venceu as primárias. O candidato de 39 anos agradeceu o presidente Trump por seu apoio.
Ele é advogado formado em Harvard e entrou para a carreira política em 2012 representando a área de Daytona Beach.
Partido Democrata
Surpreendentemente, o prefeito de Tallahassee, Andrew Gillum, venceu as primárias e vai disputar as eleições contra Ron DeSantis pelo Partido Democrata.
Ele é o mais “pobre” dos candidatos das primárias e seu nome aparecia em terceiro lugar nas pesquisas. Gillum, de 39 anos, é o primeiro político negro a ser nomeado candidato a governador na história da Flórida.
Entre as bandeiras que defende está o fim do U.S. Immigration and Customs Enforcement (ICE) e o impeachment do presidente Trump. “Nós temos um homem louco na Casa Branca. Ele é um perigo para o País e para o mundo”, disse Andrew.