Desde quinta-feira (15) moradores de Dadeland, no condado de Miami-Dade, podem solicitar entrega de comida feita por robôs. A novidade foi viabilizada por meio de uma parceria entre a Uber Eats e a companhia de robótica Cartken, com sede na Califórnia. Inicialmente, os ‘entregadores automatizados’ irão cobrir uma pequena área comercial, onde transitarão pelas calçadas, atendendo a pedidos de delivery feitos por comerciantes.
Os robôs são programados para escolher as rotas mais rápidas e seguras, e evitar colisões com humanos e objetos. Os clientes podem mapear o itinerário por meio do aplicativo.
Nem o Uber Eats nem o Cartken confirmaram quantos restaurantes já fazem parte do programa de entrega robotizada, mas anunciaram que o serviço se expandirá em todo o condado no ano que vem, antes de expandir para outras regiões.
Christian Bersch, cofundador e CEO da Cartken, destacou que, entre os benefícios da modalidade estão a redução de congestionamento e emissões de gases tóxicos emitidos pelos automóveis.
A Uber Eats não é a primeira empresa a mão-de-obra de robôs. O Grubhub, que atua no mesmo setor de entregas, firmou recentemente parceria com duas empresas de robóticas para entregar lanches em uma cidade universitária do Kentucky, e outra em North Dakota.
Os clientes podem cancelar a qualquer momento, se preferirem que seus itens sejam entregues por um colaborador humano.