Histórico

Rio vai às ruas por royalties do petróleo

Mais de 100 mil protestam contra emenda Ibsen, que pode dar prejuízo de oito bilhões de reais ao estado

Em uma manifestação que lembrou as grandes passeatas das Diretas Já e dos atos contra a violência, os cariocas protestaram contra a aprovação da emenda Ibsen, que diminui os royalties do petróleo para o estado. O Centro da cidade foi tomado por mais de 100 mil pessoas no final da tarde da quarta-feira, numa ação que reuniu políticos, artistas, estudantes e trabalhadores.

O governador Sérgio Cabral, que convocou a manifestação, e o prefeito do Rio, Eduardo Paes, agradeceram a presença maciça da população, apesar da convocação de última hora e do tempo incerto. O senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) participou do protesto e manifestou a sua certeza de que a emenda será derrubada no Senado. “O que está em discussão é mais do que o petróleo do Rio. É a relação entre os estados brasileiros”, afirmou o político, alegando que a medida aprovada na Câmara dos Deputados é inconstitucional.

Entre os artistas, a mais engajada era a cineasta e atriz Carla Camurati. Ela lamentou que a determinação tenha sido arbitrária e oportunista, tomada em ano eleitoral e num momento em que Rio mais precisa de verbas. “Mudança nas regras exige-se um debate mais ampla. O Brasil não tem só petróleo, tem também minério e outras riquezas”,disse Carla. A luta do Rio é pela manutenção da atual forma de obtenção de recursos com o petróleo.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo

Exit mobile version