Brasil

Ciclone extratropical trará ventos fortes e tempestades para a região Sul do Brasil

O Instituto Nacional de Meteorologia alerta que o fenômeno deverá se intensificar entre a noite desta quarta, 23, e a madrugada de quinta, 24.

Rio Grande do Sul poderá ter rajadas de vento de até 62 milhas por hora (Foto: Philip Halling/Wikimedia)
Rio Grande do Sul poderá ter rajadas de vento de até 62 milhas por hora (Foto: Philip Halling/Wikimedia)

Um ciclone extratropical está prestes a se formar entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul, trazendo consigo a previsão de rajadas de vento de até 62 milhas por hora. O alerta foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que prevê que o fenômeno se intensifique e entre a noite desta quarta, 23, e a madrugada de quinta, 24.

Os locais com maior probabilidade de registrar volumes significativos de chuva e vento são as regiões brasileiras próximas ao Uruguai, ao norte da Argentina e ao Paraguai. Nesta quinta, 24, o ciclone deverá avançar pelo Rio Grande do Sul provocando chuvas fortes e ventos entre 31 e 43 milhas por hora, com rajadas que podem superar as 62 milhas por hora.  A instabilidade poderá ainda provocar pancadas de chuvas no Oeste do Paraná, no Centro-Oeste do Planalto Sul de Santa Catarina e ainda em Minas Gerais.

O ciclone deve alcançar o mar na sexta, 25, quando o tempo seco e o sol começam a predominar no sul do país. No entanto, mesmo após a passagem do ciclone, a faixa litorânea dos três estados da Região Sul ainda poderá experimentar ventos moderados.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo