Esportes

Rio-2016 recusa pedido da NBC de modificar ordem do desfile das delegações

Emissora americana queria que Estados Unidos passassem para a letra U, de United States

O canal já se comprometeu em desembolsar nada menos de 12 bilhões de dólares para exibir as Olimpíadas até 2032
O canal já se comprometeu em desembolsar nada menos de 12 bilhões de dólares para exibir as Olimpíadas até 2032

DA REDAÇÃO – A rede de tv americana NBC, detentora dos direitos de transmissão dos Jogos Olímpicos do Rio, pediu para mudar a ordem do desfile das delegações na cerimônia de abertura para que os americanos passassem no final, mas a solicitação foi negada pelo comitê organizador.

A NBC queria que desfile acontecesse de acordo com a ordem alfabética em inglês, ao invés do português, como prevê o protocolo.

Desta forma, a delegação americana, com o nome de “United States”, em inglês, passaria no final, o que não acontece quando é chamada de “Estados Unidos”, em português.

“É verdade, nós também que-
ríamos modificar a ordem, pensamos que o pedido era relevante, mas a cartilha do COI estabelece que o desfile precisa acontecer de acordo com ordem alfabética local, então não haverá mudança”, justificou Mário Andrada, diretor de comunicação da Rio-2016, confirmando uma informação da Bloomberg.

De acordo com a imprensa americana, a NBC teria pedido essa mudança para manter sua audiência atenta por mais tempo e aumentar receitas de publicidade.

Filial do gigante da mídia e do cinema Comcast, a emissora de TV aberta é detentora exclusiva dos direitos de transmissão dos Jogos Olímpicos nos Estados Unidos desde 1988.

O canal já se comprometeu em desembolsar nada menos de 12 bilhões de dólares para exibir as Olimpíadas até 2032, o que faz dele o principal contribuidor do movimento olímpico. Com os Jogos de Londres-2012, a NBC registrou audiências recorde, que geraram 120 milhões de dólares de lucro.

Para obter audiência máxima, o canal já avisou que não vai exibir a cerimônia de abertura ao vivo. A transmissão vai entrar no ar uma hora depois do Rio, para começar às 20h00 na costa leste americana.

O poder de barganha da NBC é tamanho que a emissora já obteve que as finais da natação acontecessem a partir das 23h00 no Rio, um cronograma inusitado para o esporte, para que os lares nos Estados Unidos possam assistir às façanhas de Michael Phelps em horário nobre.

Em Pequim-2008, as mesmas finais aconteceram de manhã cedo pelo mesmo motivo, mudando totalmente a rotina dos nadadores.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo