Primeiros Jogos Olímpicos sediados na América Latina, a Rio-2016 acabou há pouco mais de uma semana e já deixou muita gente com saudade da maratona de competições diárias com os melhores atletas do mundo. Matéria recentemente publicada pelo site da “Veja” mostra que praticamente todo o Brasil parou para ver alguma disputa ou cerimônia relacionada aos Jogos em algum dos dezessete dias de transmissão. Os dados da Kantar Ibope revelam que 98% dos lares brasileiros monitorados pelo levantamento assistiram a pelo menos 1 minuto de algum conteúdo olímpico.
O número de pessoas que viu a Olimpíada pela TV no Brasil também é excepcional: 63,4 milhões, o que equivale a 93% dos telespectadores que participaram da medição do Ibope. A maior audiência foi a cerimônia de abertura ao vivo – as pessoas assistiram em média a 45 minutos –, seguida pela final do futebol masculino entre Brasil e Alemanha, pela cerimônia de encerramento, pela partida do futebol feminino entre Brasil e Austrália e pelo jogo de futebol masculino entre Brasil e Dinamarca.
A audiência brasileira, pondera a “Veja”, confirma a preferência esportiva nacional, mas outras modalidades também tiveram audiência expressiva. O segundo lugar foi para o vôlei de praia, depois a ginástica, o vôlei de quadra e o judô. “Vimos muito positivamente o alcance do vôlei. Somados os jogos na quadra e na areia, a diferença de audiência para o futebol foi pequena”, disse, à “Veja”, a diretora do Ibope Fábia Juliasz. As modalidades menos vistas foram golfe, depois badminton, remo, rúgbi e tiro com arco.