O senador republicano de Utah, Mitt Romney, anunciou na quarta-feira (13) que não concorrerá à reeleição para o Senado, convocando o que ele chamou de uma “nova geração de líderes”. Em uma mensagem de vídeo, Romney fez críticas ao atual e ao ex-presidente: “nem o Presidente Biden nem o antigo Presidente Trump estão a liderar o seu partido para enfrentar essas questões”, falou referindo-se ao aumento da dívida nacional e a crise climática.
A decisão do republicano de Utah marcará a saída de uma voz distinta do Senado, de um legislador disposto a enfrentar seu próprio partido. Romney, que foi o candidato presidencial do Partido Republicano em 2012, é um raro membro do Partido Republicano que critica abertamente Trump.
Em 2020, Romney considerou Trump culpado de abuso de poder durante o primeiro julgamento de impeachment de Trump no Senado, tornando-se o primeiro senador na história dos EUA a votar para destituir do cargo um presidente do mesmo partido.
Numa altura em que a idade dos políticos de ambos os partidos está sob crescente escrutínio, Romney também enfatizou a necessidade de uma nova geração de liderança. “No final de outro mandato, eu estaria na casa dos 80 anos”, disse Romney, que tem 76 anos. “Francamente, é hora de uma nova geração de líderes. São eles que precisam tomar as decisões que moldarão o mundo onde viverão”, completou.
“Embora não esteja concorrendo à reeleição, não vou me aposentar da luta”, disse Romney. “Serei seu senador pelos Estados Unidos até janeiro de 2025″, afirmou.