O deputado Mike Johnson, do Partido Republicano, é o novo presidente da Câmara dos Deputados. Foram semanas de discussões, votos e incertezas, até que Johnson derrotou Hakeem Jeffries, do Partido Democrata, por 220 votos a 209 na tarde desta quarta-feira (25).
Johnson é da Louisiana e ficou conhecido por apoiar o ex-presidente Trump e contestar o resultado das eleições de 2020. A eleição dele acontece em momento importante depois da destituição de Kevin McCarthy do cargo.
Após desavenças internas do Partido Republicano, que rejeitou três nomes para concorrer à função nas últimas duas semanas, Johnson recebeu apoio unânime de seus aliados, incluindo da ala mais radical do partido. Ele também recebeu o apoio do ex-presidente Donald Trump, que se manifestou na manhã desta quarta-feira em suas redes sociais: “Minha forte sugestão é ir com o candidato principal, Mike Johnson, e fazer isso logo!”.
Johnson foi eleito pela primeira vez para a Câmara em 2016 e atua como vice-presidente da Conferência Republicana da Casa, uma função de liderança assistente.
Advogado com foco em direito constitucional, Johnson fez parte de um grupo de republicanos da Câmara que fez objeção contra votos eleitorais em 6 de janeiro de 2021.
Durante o primeiro julgamento de impeachment de Trump, em janeiro de 2020, Johnson, junto com outros legisladores republicanos, desempenhou um amplo papel cerimonial na equipe de Trump no Senado. (Com informações da CNN)