Em um maratona de eventos que teve início no Dia dos Povos Indígenas, em 19 de abril, o líder indígena Arassari Pataxó visitou diversas escolas no Sul da Flórida com uma palestra educativa para os estudantes do Programa de Português. Entre as instituições visitadas estão a Ada Merritt, Downtown Doral Charter Upper School, University of Miami e Ronald Reagan Senior High School. No ano passado, Arassari fez uma turnê semelhante, visitando escolas da região.
Além da história do Brasil sob a perspectiva dos povos originários, Arassari interage com os estudantes e conversa sobre a preservação das florestas e o estilo de vida dos povos indígenas. A ação tem apoio do Consulado-Geral do Brasil em Miami.
Arassari Pataxó vem de linhagem de caciques e foi escolhido por sua tribo para representá-la. Em suas apresentações, Arassari Pataxó veste trajes tradicionais de seu povo, fala sobre as origens e a importância de seus antepassados para a história do Brasil e ressalta o papel dos Pataxós como o primeiro grupo originário a fazer contato com as caravelas de Pedro Álvares Cabral, em Porto Seguro.
Arassari é formado em direito e ministra palestras em escolas e universidades de todo o Brasil. Estima-se que cerca de 20 mil Pataxós vivam atualmente no Brasil, nos estados da Bahia, Minas Gerais e Rio de Janeiro.