O risco de um furacão de grandes proporções atingir o território dos EUA caiu muito nesta temporada, de acordo com relatório da Universidade Estadual do Colorado divulgado segunda-feira (2). De acordo com o estudo, as condições do oceano estão menos favoráveis à formação de tormentas.
O relatório mostra que quatro furacões devem ser formar, número bem inferior aos dez previstos para o ano passado, quando Irma e Harvey deixaram um rastro de destruição na Flórida e no Texas, respectivamente, e Maria destruiu o território de Porto Rico.
As chances de um furacão atingir diretamente a costa americana é de 22%, comparado com 31% do ano anterior.
Desde que a temporada de furacões teve início no dia 1º de junho, as águas do oceano Atlântico estão inesperadamente mais frias, o que reduz a possibilidade de formação de furacões. “Os riscos estão menores para esta temporada, mais baixos que a média”, informa o estudo.
O relatório também prevê um número menor de tempestades tropicais. “São boas notícias. Sabemos que apenas uma tempestade é suficiente para causar destruição, mas é melhor ter uma previsão de quatro furacões do que oito”. (Com informações do Sunsentinel).