Próximo encontro do grupo será em 10 de janeiro e interessados podem enviar sugestões em prol dos imigrantes
Com a representação de 26 organizações, entre órgãos de imprensa, instituições sem fins lucrativos e empresários da comunidade, aconteceu no dia 4 de outubro mais um encontro de lideranças que compõem a Rede de Brasileiros na Flórida. O motivo do encontro foi o debate acerca das propostas surgidas no encontro histórico ‘Brasileiros no Mundo’, realizado em julho no Rio de Janeiro, com o total apoio do Ministério das Relações Exteriores. O próximo compromisso será no dia 10 de janeiro.
A reunião da Rede foi coordenada pelos dois representantes que atuam como interlocutores da comunidade que vive na América do Norte junto ao Itamaraty – pastor Silair de Almeida, da Primeira Igreja Batista do Sul da Flórida e o demógrafo Álvaro Lima, funcionário da Prefeitura de Boston. Os dois apresentaram as principais reivindicações compiladas desde o congresso no Rio de Janeiro, que envolvem temas como atendimento consular, assistência médica para brasileiros no exterior, criação de grupos específicos para atendimento à comunidade e, o principal deles, o apoio à Proposta de Emenda Constitucional do senador Cristóvão Buarque, que garantiria aos brasileiros que moram fora do país o direito de escolher seus próprios parlamentares no Congresso Nacional.
O encontro, que aconteceu no Centro de Família, em Pompano Beach, e teve como anfitrião o cônsul geral do Brasil em Miami, embaixador Luiz Augusto de Araújo Castro. Segundo ele, iniciativas desta natureza ajudam a integrar a comunidade e a criar uma identidade dos brasileiros imigrantes. “Esses eventos, como o que aconteceu no Rio em julho, e que originou o de hoje, servem para que possamos nos conhecer melhor. Mesmo que ainda não tenhamos obtido uma medida concreta em relação aos brasileiros no exterior, o saldo já é positivo”, afirmou Araújo Castro, enfatizando que apesar da coordenação dos trabalhos, o Consulado quer que a comunidade tome as rédeas do processo.
Do mesmo modo, o pastor Silair destacou a importância do encontro, lembrando que aquele é um fórum democrático. “Estamos empenhados em unir a comunidade em torno de idéias e ideais, sem qualquer pretensão política ou vontade de aparecer. A Rede de Brasileiros na Flórida quer buscar a unidade do nosso povo, mas apóia a liberdade de expressão e as opiniões divergentes”, disse. Ao seu lado, Álvaro Lima frisou que o grupo ainda estava aberto a receber sugestões. “As pessoas precisam se sentir parte do processo e o sucesso da iniciativa depende disso”, explicou o representante de Boston. O conselheiro Luiz Fernando Galvão, do Consulado em Miami, também compôs a mesa, com a advogada Iara Morton, a presidente do Centro Cultural Brasil-EUA, Adriana Sabino, e a diretora do Brazilian Voices, Loren Oliveira, todas participantes do encontro no Rio de Janeiro.
Marcada para o dia 10 de janeiro de 2009, de 11h às 13h, no mesmo local, a próxima reunião da Rede deverá receber ainda mais participantes. O objetivo é que cada entidade consiga trazer outras lideranças, fortificando assim o fórum. Os interessados devem enviar e-mail para igreja@pibflorida.org.
PRINCIPAIS PROPOSTAS