Declínio do índice de construtores de imóveis confirma a retração do mercado
O fim dos créditos fiscais para compra de imóveis continua a castigar o setor, mas está claro que o alto índice de desemprego e a economia em declínio são os principais fatores.
A Associação Nacional de Construtores de Casas (NAHB, na sigla em inglês) revelou que seu índice de mercado caiu para 14 em julho, o mais baixo desde abril de 2009. “Continuaremos a ver uma queda na atividade após a expiração do programa federal de incentivos fiscais para compradores de imóveis, uma vez que muitas vendas ocorridas neste verão foram concluídas beneficiando-se deste programa”, disse o presidente da NAHB, Bob Jones. “Além do mais, os construtores estão divulgando a hesitação do cliente em relação à compra de casa em função da incerteza da economia em geral e do mercado de trabalho”, acrescentou Jones.
A Associação de Corretores de Imóveis da Flórida divulgará, nesta quinta-feira, o relatório sobre as vendas de imóveis em junho e os preços das casas que estão à venda. Em consequência do que vem se verificando recentemente, ninguém se mostra entusiasmado com a divulgaçãos destes números.
“Com o aumento da recessão novamente, e o desemprego perto dos dois dígitos, nós simplesmente não temos os ingredientes necessários para uma recuperação sustentável no segmento de imóveis”, admite Mike Larson, analista imobiliário da Weiss Research, em Jupiter.