A partir de 7 de maio de 2025, os viajantes dos EUA precisarão apresentar um documento de identidade que atenda ao padrão Real ID para voar dentro do país e acessar determinadas instalações federais. Isso significa que os viajantes americanos ainda têm alguns meses para obter seu Real ID. Esses documentos de identidade são emitidos desde 2017, e o plano original de exigi-los era até 2021. No entanto, a pandemia de Covid-19 adiou o prazo para 2025.
A Lei do Real ID visa melhorar os padrões de segurança para a emissão de cartões de identificação e carteiras de motorista. Um Real ID será necessário para viagens domésticas, acesso a órgãos governamentais, bases militares e até instalações nucleares. Sem um Real ID, você não poderá realizar nenhuma dessas atividades após 7 de maio de 2025.
Como solicitar um documento compatível com Real ID
Antes de iniciar o processo de inscrição, verifique se sua carteira de motorista ou identidade estadual tem uma estrela no canto superior direito. Caso tenha, você já possui um Real ID e não precisa solicitar um novo documento até a data de validade.
Caso o seu documento não possua a estrela, será necessário renovar a carteira de habilitação e optar pela versão Real ID. Este novo ID cumprirá os requisitos da lei. Para saber onde você pode se inscrever, visite o site do Departamento de Veículos Motorizados (DMV) do seu estado. O processo deve ser feito pessoalmente.
Lembre-se que para atualizar suas informações, você precisará apresentar diversos documentos para verificar sua identidade, como cartão do Seguro Social ou outro documento de identidade válido. Você também precisará de um comprovante de residência, que pode ser uma conta de luz ou um extrato bancário.