O real se desvalorizou 4,5% no mês de abril — mais do que qualquer outra moeda entre os países do G20. A análise é do portal G1. Segundo o estudo, as moedas que se aproximaram do real em desvalorização, em comparação ao dólar americano, foram o iene japonês, o rublo russo, o peso mexicano e o won coreano — todos com desvalorização de 2%. Já outras moedas como o euro e a libra esterlina tiveram uma desvalorização de 1% contra o dólar no mesmo período.
Nesta semana, os mercados em todo o mundo sofreram instabilidades que abalaram a confiança dos investidores. No Oriente Médio, do Irã a Israel aumentou temores de uma escalada de violência regional.
Enquanto isso, nos Estados Unidos, o Federal Reserve Bank sinalizou que as taxas de juros devem cair mais lentamente do que os analistas de mercado previam. Números da semana passada sobre a economia americana revelaram que a inflação não está em queda, como esperado pelos especialistas. Por isso, os juros devem ser mantidos num patamar mais alto por mais tempo — aumentando custos e até mesmo riscos de uma recessão no país.
Com juros mais altos nos EUA, a moeda americana se valorizou em todo o mundo, já que ficou mais atraente para investidores americanos manterem suas posições em dólares, e não em moedas estrangeiras. A notícia abalou investidores no mundo todo, que acreditam que os juros maiores nos EUA vão prejudicar a economia como um todo.