Esportes

Rafael Nadal se aposenta após a final da Copa Davis de 2024

Ele não conseguiu ganhar o título da Copa Davis, uma das poucas conquistas que faltaram em sua gloriosa carreira de 23 anos

O maior ganhador de títulos em Roland Garros abandonou as quadras. Depois de Federer e Nadal, restará apenas Novak Djokovic em atividade do grande trio de tenistas deste século (Foto: pxhere.com)
O maior ganhador de títulos em Roland Garros abandonou as quadras. Depois de Federer e Nadal, restará apenas Novak Djokovic em atividade do grande trio de tenistas deste século (Foto: pxhere.com)

A lenda do tênis Rafael Nadal anunciou sua aposentadoria do esporte no final de 2024.

O astro espanhol encerra sua incrível carreira de 23 anos, que inclui 22 vitórias em títulos de Grand Slam, o segundo maior número na história do tênis individual masculino, atrás apenas de Novak Djokovic, com 24.

As lesões têm causado problemas persistentes para Nadal nos últimos 12 meses, já que o veterano “Rei do Saibro” tem procurado administrar seu tempo de jogo nos torneios.

Sua decisão de não participar de Wimbledon lhe permitiu outra chance nos Jogos Olímpicos, pois chegou às quartas de final de duplas ao lado de Carlos Alcaraz em Paris 2024.

Última partida e último adversário de Rafael Nadal

Como parte de um vídeo emocionado confirmando seu plano de aposentadoria, Nadal também declarou que estava fazendo sua última aparição competitiva nas finais da Copa Davis de 2024 em Málaga esta semana.

“Estou aqui para informá-los que estou me aposentando do tênis profissional”, disse ele.

“A realidade é que foram alguns anos difíceis, especialmente os dois últimos. Acho que não consegui jogar sem limitações. ”

A Espanha foi sorteada contra a Holanda nas quartas de final da Copa David 2024 e Nadal abriu a fase eliminatória contra Botic van de Zandschulp em 19 de novembro na Martin Carpena Arena sendo derrotado pelo tenista holandês por um duplo 6-4. 

No duelo das nações, Carlos Alcaraz bateu Tallon Griekspoor na segunda partida de simples e mantevea Espanha na competição.

Porém, a  dupla holandesa formada por Wesley Koolhof e van de Zandschulp derrotou a dupla espanhola de Alcaraz e Marcel Granollers por 7-6 (4), 7-6 (3) para desempatar a série e avançar para as semifinais do torneio. Desta forma, a partida contra Botic van de Zandschulp  representou a despedida oficial de Nadal do circuito profissional.

No mês passado, Nadal enfrentou o velho rival Djokovic pela 61ª e última vez no evento de exibição Six Kings Slam na Arábia Saudita em 19 de outubro, perdendo em sets diretos por 6-2, 7-6 (7-5).

Recorde de Grand Slam de Rafael Nadal, títulos conquistados

A conquista de 22 Grand Slams por Nadal significa que ele se aposenta atrás de Djokovic, mas na frente de seu antigo rival Roger Federer.

Roland Garros tem visto o melhor de Nadal ao longo dos anos, com seus 14 títulos do Aberto da França sendo o retorno mais bem-sucedido de um jogador em um único torneio na história do tênis.

O jogador de 38 anos também demonstrou sua versatilidade com 4 títulos no US Open, 2 títulos no Australian Open e 2 títulos em Wimbledon. No total, ele ganhou 92 títulos de simples no circuito ATP , incluindo os citados 22 Grand Slam e 36 títulos no ATP Tour Masters 1000, confirmando ter sido um dos maiores tenistas de todos os tempos.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo

Exit mobile version