Estados Unidos Negócios

Quem mais deve sofrer com tarifas são os EUA, diz o FMI

Previsão de crescimento do país foi reduzida, enquanto mercados se recuperam após ataque ao chefe do Fed.

O FMI diz que os EUA serão os mais afetados pela incerteza das tarifas. Foto: Freepik

O Fundo Monetário Internacional alertou que os Estados Unidos devem ser os mais impactados entre as economias avançadas devido à incerteza gerada pelas tarifas. A previsão de crescimento da economia dos EUA foi reduzida para 1,8% este ano, bem abaixo da estimativa inicial de 2,7% feita em janeiro. Essa desaceleração reflete um cenário global complicado e a falta de clareza sobre políticas comerciais.

No entanto, os mercados dos EUA estão mostrando sinais de recuperação após perdas na segunda-feira (21). As bolsas reagiram positivamente depois de uma onda de incerteza provocada por declarações polêmicas do governo sobre a política monetária. Trump atacou o chefe do Fed, Jerome Powell, chamando-o de “grande perdedor” por não cortar as taxas de juros, o que gerou agitação nos mercados. A crítica de Trump aumentou a tensão entre a Casa Branca e o Banco Central dos EUA, refletindo a política econômica conturbada do país.

Em resposta às críticas de Trump, o economista-chefe do FMI afirmou que é “crítico” que os bancos centrais mantenham sua independência e que “farão o necessário” para controlar a inflação.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo