Um total de seis casos de sarampo foram confirmados em uma escola primária no condado de Broward, após um primeiro relato da doença na semana passada. “O distrito continua a trabalhar em estreita colaboração com o Departamento de Saúde da Flórida – Broward após casos adicionais confirmados de sarampo na Escola Primária Manatee Bay. O diretor da escola está mantendo as famílias informadas e seguindo as diretrizes para proteger nossa comunidade”, disse o Diretor de Comunicações/Assuntos Legislativos das Escolas Públicas do Condado de Broward, John J. Sullivan.
De acordo com o comunicado, o primeiro paciente é um estudante da terceira série sem histórico de viagens, segundo o Departamento de Saúde da Flórida. As autoridades não confirmaram em que série estavam os outros alunos que contraíram a doença. “Tudo o que você precisa fazer é estar na mesma sala ou próximo de um paciente afetado para correr o risco de contrair o vírus”, disse o Dr. Ronald Ford, diretor médico do Hospital Infantil Joe DiMaggio.
O caso ocorre em meio a um aumento mundial de casos após o declínio das taxas de vacinação. Duas doses da vacina contra sarampo, caxumba e rubéola são obrigatórias para frequentar as escolas públicas da Flórida, mas os pais podem solicitar isenções religiosas ou médicas. Duas doses da vacina contra o sarampo são altamente protetoras contra a doença.
O sarampo está entre as doenças infecciosas mais conhecidas e se espalha pelo ar quando uma pessoa infectada tosse ou espirra, e é mais comum em crianças menores de 5 anos. Os sintomas incluem febre, tosse, coriza e erupção cutânea. “Trata-se de uma erupção cutânea manchada que começa na cabeça, se espalha para o tronco e, finalmente, para as extremidades”, disse Ford. Os médicos dizem que a vacina contra sarampo, caxumba e rubéola é altamente eficaz na prevenção do vírus.
*com informações da Local10. Essa reportagem foi atualizada em 21 de fevereiro.