Brasil Manchete

Quase 850 mil pessoas foram afetadas por chuvas no RS; saiba como ajudar

O boletim mais recente da Defesa Civil indica que há 83 mortes confirmadas e 111 desaparecidos

Quase 850 mil pessoas foram impactadas até o momento pelas chuvas fortes que atingem o Rio Grande do Sul desde a semana passada. O boletim mais recente da Defesa Civil – divulgado na manhã desta segunda-feira (6) – indica que há 83 mortes confirmadas e pelo menos mais quatro em investigação. Ao todo, são 345 municípios gaúchos atingidos pelos temporais. O estado contabiliza 21.957 pessoas desalojadas. Além disso, o levantamento aponta que 19.368 pessoas estão temporariamente em abrigos e há 276 feridos.

Na Flórida, a comunidade está fazendo uma campanha de doações com pontos de coleta em Miami, Doral, Kendall, Pompano Beach, Boca Raton e Orlando. Confira os endereços no post publicado pelo Consulado-Geral do Brasil em Miami.

O Fundo Luz Alliance, de Gisele Bündchen em parceria com a BrazilFoundation, está recebendo doações para colaborar com as vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul. Se você está fora do Brasil, pode colaborar via website da BrazilFoundation.

A CVC está disponibilizando as mais de mil lojas em todo o Brasil para coleta de doações. Após arrecadação, a distribuição será feita por meio de uma parceria com a Azul, Gol Jamef Logística e Latam. A empresa informa que os interessados em participar podem realizar a entrega de itens nas lojas da operadora de turismo de segunda (6), até domingo, dia 12 de maio. Os itens aceitos são: roupas, calçados, lençóis, cobertores e toalhas.

Já o grupo de voluntários GRAD Brasil está envolvido no resgate de animais nas enchente no Rio Grande do Sul. A ação acontece em diversas cidades do Rio Grande do Sul, principalmente na Região Metropolitana de Porto Alegre. As doações são possíveis via cartão de crédito e PayPal.

A Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (AMP/RS) está reunindo forças para comprar mantimentos para as vítimas. Chave pix: 87027595000157 (CNPJ) Banco: Sicredi.

O governo do Rio Grande do Sul também divulgou contas internacionais para doações em dólar americano e outras moedas internacionais. Para mais informações, visite a rede social @governo_rs

O governo do estado também reativou a chave Pix para doações em dinheiro para ajudar as vítimas de enchentes no estado. A conta bancária nomeada como SOS Rio Grande do Sul, aberta no Banrisul, receberá os valores pelo Pix do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) número 92.958.800/0001-38. A chave é a mesma usada no auxílio às vítimas dos temporais ocorridos no ano passado. As contribuições em dinheiro podem ser feitas por pessoas físicas e jurídicas.

Nesse canal oficial de doações, os recursos serão revertidos para o apoio humanitário às vítimas das enchentes e para a reconstrução da infraestrutura das cidades. A gestão e fiscalização dos recursos doados ficarão a cargo de um Comitê Gestor, presidido pela Secretaria da Casa Civil do estado e auditado por representantes do poder público local e de entidades de assistência social.

A última catástrofe ambiental no Rio Grande do Sul foi em setembro de 2023, quando 54 pessoas morreram depois da passagem de um ciclone extratropical. Agora, o total de mortes está bem acima do anterior e é considerado por autoridades como o pior desastre climático da história gaúcha.

*Fonte: Agência Brasil e Brazil Foundation

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo

Exit mobile version