Quem vive no sul da Flórida conhece bem a rede de supermercados Publix, com suas lojas espaçosas e quase que onipresentes na região (de acordo com a revista “Forbes”, são mais de 760 unidades apenas no Estado). Pois a marca, criada na cidade de Lakeland (FL) e que também opera nos estados de Geórgia, Alabama, South Carolina, Tennessee e North Carolina, foi eleita a mais valiosa de toda a Flórida. A conclusão é da empresa de marketing britânica Brand Finance.
Segundo a consultoria, a marca Publix tem um valor estimado em $6 bilhões —um aumento de 10% em relação ao valor que tinha em 2015. Assim, o Publix vale mais do que outras marcas floridianas presentes em todo o país, como Burger King, Royal Caribbean, CSX e Norwegian Cruise Line.
Na comparação com todas as marcas americanas, o Publix fica no 89o lugar, de um total de 500 posições. A rede de supermercados fica à frente de gigantes como Kraft, Netflix, Harley-Davidson, Adobe, Bud Light, YouTube e Budweiser. O Publix teve $32,4 bilhões em vendas em 2015, 5,9% a mais que em 2014 quando o número chegou a $30,6 bilhões.
A rede de fast-food Burger King é a segunda marca mais valiosa do Sunshine State e vale $4,5 bilhões. Em terceiro lugar está a Royal Caribbean International com $3,4 bilhões. Norwegian Cruise line é a marca que mais cresce (52%) e vale hoje $2,3 bilhões.
O estado que tem as marcas mais valiosas é a Califórnia com 72 empresas figurando na lista, já New York tem 68 companhias.
Todos os anos, a Brand Finance divulga o ranking das 500 empresas top do país. A marca mais valiosa dos EUA, segundo a consultoria britânica, é a empresa de tecnologia Apple, criada na Califórnia. Em seguida vêm Google, Amazon.com, Microsoft e Verizon.