Estados Unidos

Procura pelos “vistos dourados”  cresce 400% entre os americanos, após a eleição

Esse visto concede a cidadania estrangeira ou residência para pessoas que fazem grandes investimentos no país, como imóveis, títulos do governo, por exemplo

Lisboa, Portugal (Foto: AcheiUSA/Esterliz Nunes)
Portugal está entre os países mais procurados e para conceder o benefício exige um desembolso mínimo de $ 265.000 em apoio às artes ou ao patrimônio cultural nacional (Foto: AcheiUSA/Esterliz Nunes)

Com a vitória de Donald Trump, a Europa se prepara para receber muitos milionários americanos que buscam uma nova residência. De acordo com consultores, a procura pelos chamados “vistos dourados” disparou entre os cidadãos dos Estados Unidos. Segundo a Henley & Partners,  a busca desse público em seu site aumento quase 400% na semana da eleição – em comparação com a semana anterior.

Outra consultoria de investimento, a Arton Capital, afirma que  recebeu mais de 100 consultas no dia seguinte à vitória de Trump, número cinco vezes acima da média. O CEO da empresa, Armand Arton, disse à CNN que uma porcentagem muito pequena dessas pessoas está realmente se mudando, mas todas querem ter a opção como um Plano B.

Os vistos dourados permitem a compra de uma cidadania estrangeira ou residência por meio de aportes de investimentos no país, como imóveis, títulos do governo, criação de empresas, startups, dentre outros. Consultas sobre esse documento por parte de cidadãos americanos aumentaram 33% neste ano em comparação com o mesmo período de 2023, sendo que os programas mais procurados são na Europa.

Os programas de residência e cidadania por investimentos sempre atraíram elites de mercados emergentes. Até a pandemia não havia uma grande procura dos americanos por esse tipo de visto, mas quando os bloqueios da Covid os impediram a entrada de pessoas sem passaporte  europeu, a busca aumentou.  Segundo relatório da Henley & Partners, desde 2020 os cidadãos dos Estados Unidos têm sido o maior grupo de candidatos para programas de migração de investimentos.

Com o intuito de aproveitar esse aumento na demanda, a vila italiana de Ollolai, na ilha da Sardenha, lançou um site oferecendo casas por valores bem abaixo do normal.  Portugal está no topo da lista de popularidade, até porque é relativamente acessível. O Golden Residence Permit Program exige um desembolso mínimo de $ 265.000 em apoio às artes ou ao patrimônio cultural nacional. Outro benefício é que ele oferece um caminho para a cidadania da União Europeia após apenas cinco anos, em oposição aos sete a 10 anos em países como Grécia, Espanha e Itália, que também estão entre os locais mais procurados.

Com informações da CNN.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo