A prisão Chester County, na Pennsylvania, da qual o brasileiro Danilo Cavalcante escapou no fim de agosto anunciou na quarta-feira (20) que irá reforçar a segurança, especialmente na área que o criminoso utilizou para fugir. Danilo foi condenado à prisão perpétua pelo assassinato da ex-namorada, Déborah Brandão, também brasileira. Ele foi capturado pela polícia na quarta-feira (13), após passar duas semanas foragido.
Para fugir, o criminoso escalou o muro do pátio de exercícios do presídio e chegou ao telhado do prédio, de onde conseguiu escapar. A mesma estratégia havia sido utilizada por outro detento meses antes. Depois da fuga de Danilo, o conselho penitenciário de Chester aprovou um projeto para fechar totalmente os pátios nas instalações da prisão. Para compensar a falta de entrada de luz solar, um sistema de iluminação LED imitará a luz do dia.
Cinquenta novas câmeras serão instaladas nas instalações e mais oito guardas serão contratados para cuidar do presídio. Além disso, a cor do uniforme dos presos será trocada para um tom mais vivo, visando facilitar o monitoramento dos detentos. O projeto deve custar $ 3,5 milhões e pode levar até nove meses para ser concluído.
De acordo com as autoridades, a medida evitará tentativas de fuga e bloqueará a entrega de contrabando por drones ou outros dispositivos remotos.