Mundo

Primeiro-ministro canadense Justin Trudeau anuncia sua renúncia depois de uma forte pressão politica

Sua saída é uma tentativa de evitar uma fragorosa derrota do Partido Liberal nas próximas eleições

Os pedidos para que Trudeau renuncie aumentaram desde dezembro em meio a uma série de pesquisas que mostram que seu Partido Liberal será derrotado na próxima eleição devido à raiva dos eleitores em relação aos preços altos e à crise imobiliária (Foto: Flickr)
Os pedidos para que Trudeau renuncie aumentaram desde dezembro em meio a uma série de pesquisas que mostram que seu Partido Liberal será derrotado na próxima eleição devido à raiva dos eleitores em relação aos preços altos e à crise imobiliária (Foto: Flickr)

O primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, anunciou na segunda-feira (6) que pretende renunciar ao cargo, mas permanecerá até que um novo líder do Partido Liberal do país seja nomeado, encerrando efetivamente nove anos de poder.

A saída de Trudeau ocorre em meio a uma pressão crescente para que ele se afaste antes das próximas eleições, que, segundo as previsões, seu Partido Liberal perderá feio. O líder também tem um relacionamento complicado e muitas vezes contraditório com o presidente eleito dos EUA, Donald Trump, que deve tomar posse no final deste mês.

“Todas as manhãs em que acordei como primeiro-ministro, fui inspirado pela resiliência, generosidade e determinação dos canadenses”, disse Trudeau em uma coletiva de imprensa. “Essa é a força motriz de cada dia em que tenho o privilégio de servir neste cargo.”

A decisão do líder canadense também ocorre antes de uma reunião de emergência dos legisladores liberais que estava planejada para quarta-feira (8). Trudeau disse em uma coletiva de imprensa que o parlamento seria suspenso até 24 de março.

“Este país merece uma escolha real na próxima eleição, e ficou claro para mim que, se eu tiver que travar batalhas internas, não poderei ser a melhor opção nessa eleição”, disse ele.

Há quanto tempo Justin Trudeau é primeiro-ministro?

Trudeau, 53 anos, é líder do Partido Liberal do Canadá há 11 anos e primeiro-ministro do país há nove.

Quando ele assumiu o cargo de líder liberal em 2013, o partido havia sido reduzido ao terceiro lugar na Câmara dos Comuns pela primeira vez, informou a Reuters. Trudeau impulsionou os liberais ao poder em 2015, prometendo “caminhos ensolarados” e uma agenda progressista focada nos direitos das mulheres e no combate às mudanças climáticas.

Por que Justin Trudeau está renunciando? Primeiro-ministro sob pressão, em desacordo com Trump

Os pedidos para que Trudeau renuncie aumentaram desde dezembro em meio a uma série de pesquisas que mostram que seu Partido Liberal será derrotado na próxima eleição devido à raiva dos eleitores em relação aos preços altos e à crise imobiliária, informou a Reuters.

Trudeau também enfrentou uma série de crises crescentes, incluindo a abrupta renúncia da ministra das finanças do Canadá, Chrystia Freeland, e a ameaça de Trump de impor tarifas paralisantes quando assumir o cargo.

A Canadian Broadcasting Corp disse que mais de 50 membros liberais do parlamento de Ontário – a mais populosa das 10 províncias e o principal reduto do partido – fizeram uma ligação em 21 de dezembro e concordaram que Trudeau deveria renunciar.

Trudeau tentou controlar os danos, até mesmo viajando para Palm Beach, na Flórida, no final de novembro, para uma reunião com Trump em sua propriedade em Mar-a-Lago, dias depois que o presidente eleito prometeu impor uma tarifa de 25% sobre todos os produtos provenientes do Canadá e do México que entram nos EUA.

Trudeau sempre esteve em desacordo com Trump, que zombou de Trudeau como “governador” do Canadá e brincou várias vezes dizendo que o país deveria se tornar o 51º estado dos EUA. A saída de Trudeau deixa o Partido Liberal sem um líder permanente antes das eleições gerais, que devem ser realizadas no dia 20 de outubro.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo

Exit mobile version