Local Manchete

Primeiro furacão da temporada, Beryl atinge categoria ‘extremamente perigosa’ e castiga ilhas do Caribe

Meteorologistas não esperam impactos nos EUA, mas se a alta pressão sobre o Sudeste enfraquecer, Beryl poderá afetar a Costa do Golfo

O Furacão Beryl, que se tornou o primeiro furacão da temporada do Atlântico no sábado (29), atingiu Categoria 4 “extremamente perigosa” enquanto avança em direção ao sudeste do Caribe com ventos intensos e chuvas torrenciais, alertou o Centro Nacional de Furacões nesta segunda-feira (1º). Beryl alcançou pela primeira vez a Categoria 4 no domingo, oscilando para a Categoria 3 antes de retornar à Categoria 4 na segunda-feira.

Beryl está previsto para atravessar as Ilhas de Sotavento na manhã de segunda-feira antes de seguir pelo sudeste do Caribe entre segunda-feira e terça-feira. Os meteorologistas da AccuWeather atualmente não esperam impactos nos EUA, mas se a alta pressão sobre o Sudeste enfraquecer, Beryl poderá afetar a Costa do Golfo. Embora o sistema não represente uma ameaça imediata para a Flórida, existem chances do sistema se deslocar para o norte mais cedo.

Brian McNoldy, pesquisador de meteorologia tropical da Universidade de Miami, disse à Associated Press que as águas quentes estão alimentando Beryl, com o conteúdo de calor oceânico no Atlântico profundo sendo o mais alto registrado para esta época do ano. Beryl é o primeiro furacão em mais de 50 anos a aparecer antes de 4 de julho na bacia do Atlântico.

Alertas de furacão estão em vigor em Barbados, Santa Lúcia, Granada, São Vicente e Granadinas e Tobago. Alertas de tempestade tropical estão em vigor em Martinica e Trinidad, enquanto um aviso de tempestade tropical está em vigor na Dominica, na costa sul da República Dominicana de Punta Palenque para oeste e na costa sul do Haiti da fronteira dominicana a Anse d’Hainault.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo