Uma ordem executiva foi assinada nesta segunda, 10, pelo presidente Donald Trump com o objetivo de incentivar o consumo de canudos plásticos. Ele também revogou uma política da administração anterior que determinava acabar com o uso de todos os produtos plásticos de uso único em terras públicas até 2032. Durante a coletiva de imprensa, o presidente declarou que “vamos voltar aos canudos plásticos” e comentou sobre o impacto na fauna marinha.
“Eu não acho que o plástico vá afetar muito um tubarão, enquanto ele está mastigando pelo oceano”, disse Trump.
A decisão do republicano sinaliza o enfraquecimento dos compromissos ambientais por parte do governo, que retirou os Estados Unidos do Acordo de Paris sobre o clima pela segunda vez.
As iniciativas vão em sentido contrário às do governo de Joe Biden, que buscavam reduzir o consumo de plásticos de uso único não biodegradáveis, que prejudicam os ecossistemas e contaminam os suprimentos de alimentos. Sua administração também apoiou um tratado global que visa estabelecer um limite para a produção de plásticos.
Uma pesquisa da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) publicada no ano passado aponta que a quantidade de resíduos plásticos despejados no meio ambiente saltará dos 81 milhões de toneladas métricas descartados em 2020, para 119 milhões de toneladas em 2040.