Imigração

Presidente do Fed culpa o influxo de imigrantes ilegais pelo aumento da taxa de desemprego

O nível de desemprego tem aumentado constantemente no ano passado, com um aumento particular na primavera, de acordo com dados do Departamento do Trabalho dos EUA

Centenas de imigrantes cruzam o Rio Grande, na fronteira com o México (Foto: Fox)

O presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, culpou a crise imigratória pelo crescente desemprego do país depois de cortar a taxa de juros de referência em 0.5 ponto percentual na quarta-feira (18) pela primeira vez desde os primeiros dias da Covid-19.

“Se você está tendo milhões de pessoas entrando na força de trabalho, então – e você está criando 100,000 empregos – você verá o desemprego subir”, disse Powell a repórteres, respondendo a uma pergunta sobre a atual criação mensal de empregos do país. “Portanto, realmente depende de qual é a tendência subjacente à volatilidade das pessoas que entram no país.”

“Entendemos que houve um grande influxo através das fronteiras, e essa foi realmente uma das coisas que permitiu o aumento do desemprego”, disse ao Wall Street Journal. “E a outra coisa é apenas o nível de contratação mais lenta, algo que também observamos com atenção. Portanto, depende do que está acontecendo no lado da oferta.”

Os comentários de Powell vêm depois que o Fed acelerou seu plano de cortar as taxas de juros – originalmente pensado em apenas 0.25 ponto percentual – devido às preocupações com o aumento do desemprego e a desaceleração do crescimento nos últimos meses.

O nível de desemprego tem aumentado constantemente no ano passado, com um aumento particular na primavera, de acordo com dados do Departamento do Trabalho dos EUA. Depois de iniciar o ano em 3.7%, ficou em 4.2% em agosto.

Os EUA também demoraram a criar empregos nos últimos meses, com decepcionantes 142,000 adicionados em agosto, que ficaram aquém da meta projetada em cerca de 200,000 empregos. E em julho foram apenas 89,000 adicionados – o menor visto nos EUA desde a pandemia.

A avaliação do mercado de trabalho sofreu um grande golpe em agosto, quando foi revelado que havia 818,000 empregos a menos criados entre março de 2023 e 2024 do que havia sido relatado anteriormente.

Mais de 9 milhões de pessoas foram capturadas cruzando a fronteira para os EUA desde que Biden assumiu o cargo em 2021 – o que não inclui mais um milhão que se acredita terem entrado sem serem detectados.

Esses imigrantes inundaram o país desde as principais metrópoles até as pequenas cidades do interior, preenchendo muitas posições antes ocupadas por trabalhadores de baixa renda.

A decisão do Fed de cortar as taxas significa que o desemprego agora representa um risco maior para a economia do que a inflação.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo