Estados Unidos Manchete

Presidente Biden assina pacote de ajuda de $95 bilhões para Ucrânia, Israel e Taiwan

Pacote de medidas também dá nove meses para que donos do TikTok vendam a empresa ou o aplicativo será banido dos EUA

O presidente Joe Biden assinou, nesta quarta-feira (24), um pacote de medidas de ajuda de $95 bilhões à Ucrânia, Israel e Taiwan. O pacote prevê ainda nove meses para que a empresa chinesa ByteDance venda o TikTok ou o aplicativo será banido dos Estados Unidos.

O pacote de ajuda vai destinar $61 bilhões para a Ucrânia, $26 bilhões para Israel e $8 bilhões para Taiwan. “Hoje é um bom dia para a América, um dia bom para a Ucrânia e um dia bom para a paz mundial”, disse o presidente. O democrata afirma que o pacote “vai tornar a América mais segura e dar continuidade à liderança dos Estados Unidos perante o mundo”.

A assinatura deste pacote acontece depois de meses de negociações tensas no Congresso, lobby pessoal do presidente da Ucrânia Volodymyr Zelensky e muitas críticas entre parlamentares contrários à medida.

O dinheiro já deve começar a chegar à Ucrânia “nas próximas horas”, segundo o presidente. O Pentágono anunciou $1 bilhão que serão liberados imediatamente para a compra de equipamentos de guerra.

TikTok

A lei sancionada por Biden, obriga a ByteDance — dona do TikTok — a se desfazer de seus ativos em solo americano e encontrar um comprador de “confiança”.

Em tese, a ByteDance terá de vender as operações do TikTok dentro dos Estados Unidos para outra empresa que não tenha relação com a chinesa.

A empresa terá 270 dias para vender o TikTok. O prazo poderá ser prorrogado por meio de um acordo por mais 90 dias. Caso a lei não seja cumprida, as big techs Apple e Google terão de remover a rede social de suas lojas de aplicativo. A expectativa é que a ByteDance entre com um processo na Justiça para impedir o cumprimento da lei aprovada pelo Congresso dos Estados Unidos, argumentando que a medida é inconstitucional.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo

Exit mobile version