O crescente fluxo de imigrantes indocumentados em New York City tem sido um grande problema enfrentado pelo prefeito democrata Eric Adams. Para evitar que crianças e adultos estrangeiros vendam balas e doces no transporte público da cidade, a prefeitura vai distribuir panfletos em locais estratégicos para alertar a população sobre a ilegalidade da venda de produtos sem licença.
O Departamento de Homeless Services, a polícia e o sistema de transporte vão entregar os panfletos em ônibus, táxis, trens, metrô e em abrigos para imigrantes. O encarte vai conter, também, informações sobre como encontrar acesso às escolas, creches e vai falar sobre os direitos dos imigrantes. “É uma estratégia preventiva”, disse Anne Williamns-Ison, uma das responsáveis pelo projeto.
Os panfletos foram traduzidos para mais de 10 idiomas, inclusive dialetos indígenas falados em algumas regiões da América do Sul.
A prefeitura tem recebido denúncias diversas de moradores sobre a presença de menores de idade pela cidade vendendo mercadorias em bandejas de madeira. Eles alegam que estão ajudando suas famílias a ganhar dinheiro para suprir necessidades básicas.
Em Nova York, crianças entre seis e 16 anos não podem trabalhar e devem estar matriculadas na escola. Esta semana, a prefeitura deslocou diversos fiscais para apreender crianças comercializando doces pelas ruas. (Com informações do site Gothamist)