Local

Prefeito de Miami, Francis Suarez entra na disputa pela indicação presidencial do Partido Republicano

Francis Suarez é o primeiro hispano a entrar no numeroso campo de candidatos republicanos para o cargo de presidente dos EUA em 2024.

Francis Suarez entra na corrida republicana pela Casa Branca em 2024 (Foto: ABC News)
Francis Suarez entra na corrida republicana pela Casa Branca em 2024 (Foto: ABC News)

Francis Suarez, prefeito de Miami em seu segundo mandato, submeteu na quarta-feira (14) documentos para concorrer nas primárias presidenciais do Partido Republicano. Suarez, um advogado de 45 anos e executivo de private equity, é o primeiro hispano a entrar no numeroso campo de candidatos republicanos para o cargo de presidente dos EUA em 2024.

Casado e pai de dois filhos, Suarez ganhou destaque nacional pela primeira vez em 2020, quando foi um dos primeiros políticos eleitos a contrair o COVID-19 nas primeiras semanas da pandemia e documentou seu tempo de isolamento com o vírus. Mais tarde, ele se tornou conhecido por suas conexões com magnatas da tecnologia ao apresentar Miami como uma alternativa mais atraente ao Vale do Silício, na Califórnia.

Nas últimas semanas, ele foi acusado de participar de um esquema de corrupção sua empresa de consultoria e o desenvolvedor Rishi Kapoor. Segundo investigação do Miami Herald, o escritório de Suarez recebia $ 10 mil por mês para ajudar Kapoor a resolver problemas de licenciamento. O prefeito negou qualquer irregularidade, dizendo que seu trabalho com Kapoor estava relacionado a questões de desenvolvimento fora de Miami. O FBI abriu recentemente uma investigação sobre as alegações, de acordo com fontes familiarizadas com o assunto.

Na tarde de quarta-feira, republicanos reagiram à candidatura de Suarez, descrito como um “azarão” no partido liderado pelo ex-presidente e candidato Donald Trump. Na Fox News, o deputado federal Carlos Gimenez disse que “nunca apoiará Francis Suarez”. O congressista, ex-prefeito do condado de Miami-Dade que brigou com Suarez no passado, chamou o prefeito de “uma fraude completa” porque Suarez votou em candidatos democratas no passado. Suarez admite ter votado em Hillary Clinton em 2016 e em Andrew Gillum na corrida para governador da Flórida em 2018, alimentando críticas dos republicanos da Flórida desde então. “Em que universo uma pessoa que votou dessa forma no passado obterá a indicação republicana?” disse Gimenez.

*com informações do Miami Herald

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo