O prefeito de Fort Lauderdale, Dean Trantalis, lançou na quarta-feira (4) uma nova iniciativa para combater o aumento do nível do mar e as marés altas em tempos de chuvas excessivas, causando enchentes na região. A proposta visa investir $500 milhões no projeto “Fortify Lauderdale”, com o objetivo de tornar a cidade mais resiliente à água. “Já iniciamos o programa há alguns anos, mas agora vamos intensificá-lo”, disse Trantalis. “Vamos acelerar os programas em termos de águas pluviais, drenos, água e esgoto e todos os tipos de resiliência relacionada ao clima”, disse.
Os recursos devem vir de subsídios estaduais e federais, bem como dos contribuintes e do fundo geral da cidade. Fort Lauderdale tem atualmente projetos de resiliência em andamento que incluem a elevação de paredões e elementos que atendem à infraestrutura de águas pluviais em 17 localidades, incluindo Edgewood.
Em abril, Fort Lauderdale foi atingida por uma tempestade do tipo que ocorre uma vez em uma geração, responsável por despejar mais de 60 centímetros de água na cidade em questão de horas, inundando comunidades em todo o condado de Broward. “Por muitos anos negligenciamos nossa infraestrutura”, disse Trantalis ao Local 10 News.
“A cidade já começou a investir em programas subterrâneos de águas pluviais, tentando tornar Fort Lauderdale uma comunidade muito mais resiliente”, disse. Segundo Trantalis, o objetivo é que os projetos sejam concluídos nos próximos 10 anos.