Antonio Tozzi Esportes

Predomínio do futebol brasileiro na América do Sul

Fã de futebol, sou daqueles que fica assistindo os canais de clubes veiculados no YouTube. Vejo de tudo, desde cortes de programas de programas esportivos até canais dos influenciadores dos mais variados clubes brasileiros.

Em busca de algo diferente, alguns criadores de conteúdo decidiram retransmitir, com legendas, trechos de programas esportivos realizados em outros países sul-americanos. Isto é bastante relevante, sobretudo em tempo de competições esportivas disputadas na América do Sul.

É impressionante o respeito e o temor que os times brasileiros impõem aos adversários, Os comentaristas tentam justificar as más atuações dos clubes locais, mas sempre acabam se rendendo à maior categoria demonstrada pelos brasileiros.

O interessante é que os clubes brasileiros estão recheados de jogadores sul-americanos. Calcula-se que cerca de 150 estrangeiros compõem os elencos dos clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro. Atualmente, o Brasil passou a ser uma ótima opção para os jogadores e clubes da América do Sul. Evidentemente, o principal mercado continua sendo a Europa. Entretanto, jogar no futebol brasileiro tem suas vantagens. Os clubes brasileiros pagam melhores salários, propiciam mais visibilidade internacional e projetam seus atletas para o cenário mundial. Ou seja, atuar bem no futebol brasileiro pode significar uma transferência lucrativa para os jogadores estrangeiros em direção aos outros mercados.

Os comentaristas relutam em aceitar o predomínio do futebol brasileiro no subcontinente, mas admitem ser quase impossível aos rivais competir com o poderio econômico demonstrado pelos clubes do Brasil. Para se ter uma ideia, entre os 15 clubes mais ricos do continente, 13 são brasileiros. Flamengo e Palmeiras puxam a lista, seguidos por River Plater (ARG), Atlético-MG, Athletico-PR, Corinthians, Red Bull Bragantino, São Paulo, Santos, Internacional, Boca Juniors (ARG), Botafogo, Fluminense, Vasco da Gama e Bahia. Detalhe: o Santos Futebol Clube está disputando a Série B.

E a importação não se resume a jogadores. Cada vez mais, os técnicos estrangeiros vêm ganhando espaço, sobretudo os portugueses e argentinos. Dos 20 clubes da Série A do Brasileirão, nove têm estrangeiros como treinadores. Os cincos portugueses são Artur Jorge (Botafogo), Pedro Caixinha (Bragantino), António Oliveira (Corinthians), Petit (Cuiabá) e Abel Ferreira (Palmeiras). Os quatro clubes comandados por argentinos são Atlético-MG (Gabriel Milito), Fortaleza (Juan Pablo Vojvoda), Internacional (Eduardo Coudet) e São Paulo (Luis Zubeldía). Este número pode crescer ainda mais, porque o Vasco da Gama está à procura do substituto de Ramón Dias, argentino que dirigia o Gigante da Colina.

Esse poderio econômico se reflete em campo. Dos sete clubes brasileiros classificados para a Fase de Grupos da Copa Libertadores da América, seis já passaram para as oitavas de final da competição, sendo quatro como campeões de seus grupos (Fluminense, Grupo A; São Paulo, Grupo B; Palmeiras, Grupo F, e Atlético-MG, Grupo G) e dois como segundo colocados (Botafogo, Grupo D, e Flamengo, Grupo E). O Grêmio está no Grupo C e ainda tem dois jogos para fazer na próxima semana. A Conmebol adiou suas partidas por causa da tragédia das enchentes no Rio Grande do Sul e também pode passar para a próxima fase, perfazendo 100% de aproveitamento dos brasileiros na Libertadores, competição vencida por clubes do Brasil nos últimos cinco anos: Flamengo e Palmeiras, duas vezes cada, e Fluminense no ano passado.

O fenômeno se repete na Copa Sul-Americana, competição de segunda linha do continente, equivalente à Liga Europa no continente europeu. Dos sete classificados para a Fase de Grupos, seis já carimbaram passagem para as oitavas de final do torneio: Fortaleza, campeão do Grupo D e Corinthians, campeão do Grupo F. Outras duas equipes podem ter terminado em primeiro lugar em suas chaves, mas não temos como dar os resultados porque as partidas foram jogadas na quinta-feira (30): Cruzeiro, no Grupo B, precisava vencer o Universidad de Quito, no Mineirão, para ser campeão do grupo. Mesmo com a derrota, já está classificado. Athletico-PR, precisava de apenas um empate com o Sportivo Ameliano para ser campeão do Grupo E. Cuiabá no Grupo G e Red Bull Bragantino no Grupo H se classificaram na segunda posição e terão de jogar a repescagem com terceiros colocados da Libertadores para decidir quem segue na competição. Este também pode ser o caso do Internacional que ainda tem duas partidas para jogar, mas não pode mais alcançar o Belgrano, campeão do Grupo C. Assim como o Grêmio, o Colorado também teve duas partidas adiadas por causa da tragédia do Rio Grande do Sul.


Resumo dos clubes brasileiros na Libertadores esta semana:

Na terça-feira (28), entraram em campo três dos nossos representantes: Botafogo, em Barranquilla, no Equador; Atlético-MG, na Arena MRV, em Belo Horizonte, e Flamengo, no Maracanã.

Botafogo fica no empate na Colômbia

Diego Hernández foi expulso em Barranquilla e deixou o Botafogo com um jogador a menos (Foto: Vítor Silva/Botafogo)
Diego Hernández foi expulso em Barranquilla e deixou o Botafogo com um jogador a menos (Foto: Vítor Silva/Botafogo)

O Botafogo empatou sem gols com o Junior Barranquilla no Estádio Metropolitano, na Colômbia, na última rodada da fase de grupos e ficou com o segundo lugar.

Com o resultado, o Junior Barranquilla garantiu o primeiro lugar e chegou a 10 pontos. A pontuação é a mesma do Botafogo, mas, o Alvinegro termina em segundo pelo saldo de gols inferior: dos colombianos é três e dos brasileiros é um.

Galo passa o carro no time venezuelano

Joia da base do Atlético-MG, Alisson deixou sua marca na goleada sobre o Caracas (Foto: Pedro Souza/Galo)
Joia da base do Atlético-MG, Alisson deixou sua marca na goleada sobre o Caracas (Foto: Pedro Souza/Galo)

O Atlético-MG, que já estava classificado às oitavas de final, carimbou a primeira colocação do Grupo G da Conmebol Libertadores. Venceu o Caracas por 4 a 0, pela rodada final da fase de grupos. Pedrinho (2), Alisson e Hulk marcaram os gols atleticanos.

O Atlético fecha a fase de grupos com 15 pontos. O outro classificado às oitavas é o Peñarol, que venceu, em casa, o Rosario Central, e completou a fase com 12 pontos, cinco a mais que os argentinos. O Caracas foi o lanterna, com um ponto.

As oitavas de final da Libertadores serão disputadas nas semanas dos dias 14 e 21 de agosto. Os confrontos serão conhecidos através de sorteio, previsto para a próxima segunda-feira, dia 3 de junho, em Luque, no Paraguai.

Flamengo venceu sem nenhum esforço

Pedro vem confirmando sua fase como artilheiro do Rubro-negro carioca (Foto: Gilvan de Souza/CRF)
Pedro vem confirmando sua fase como artilheiro do Rubro-negro carioca (Foto: Gilvan de Souza/CRF)

Com uma atuação segura, uma “ajudinha” do adversário e sem sofrer sustos, o Flamengo venceu o Millonarios por 3 a 0 e se classificou para as oitavas de final da Libertadores. Os gols foram marcados por Pedro (duas vezes) e Vargas (contra). O time comandado por Tite avançou em segundo no Grupo E, já que o Bolívar venceu na rodada e garantiu a primeira colocação.

Essa foi a vitória de número 100 do Flamengo em 176 partidas na história da Libertadores. Apenas dois clubes brasileiros alcançaram essa marca antes: o Palmeiras, que tem 136 triunfos, e o Grêmio, com 109.

Na quarta-feira (29), dois tricolores venceram e garantiram os primeiros lugares em seus grupos: Fluminense no Grupo A e São Paulo no Grupo B.

Flu vence e fica entre os os quatro melhores da fase de grupos

John Kennedy que estava afastado por indisciplina marcou o gol da vitória do Flu no Maracanã (Foto: Marcelo Gonçalves e Lucas Merçon/FFC)
John Kennedy que estava afastado por indisciplina marcou o gol da vitória do Flu no Maracanã (Foto: Marcelo Gonçalves e Lucas Merçon/FFC)

Já com o primeiro lugar do Grupo A da Libertadores garantido, o Fluminense sofreu, mas conseguiu vencer por 3 a 2 o Alianza Lima, depois de estar duas vezes atrás no placar. Uma virada importante para o time na competição, com gols de Keno, Marcelo e John Kennedy. Arregui e Serna marcaram para o adversário.

Com a vitória, o Fluminense chegou a 14 pontos. O Colo Colo ficou com o segundo lugar do Grupo A ao empatar em 1 a 1 com o Cerro Porteño, que vai para a Sul-Americana. Alianza Lima terminou na última colocação e está eliminado das competições continentais.

São Paulo bate Talleres em jogo disputado

Apelidado de Zubeldía Alegria, o técnico argentino do Tricolor paulista vibrou com o segundo gol de Luciano (Foto: Rubens Chiri/SPFC)
Apelidado de Zubeldía Alegria, o técnico argentino do Tricolor paulista vibrou com o segundo gol de Luciano (Foto: Rubens Chiri/SPFC)

Em noite de Morumbis lotado, com público de 56.162 pessoas e renda de R$ 5.153.140,00, o São Paulo venceu o Talleres, da Argentina, por 2 a 0 e avançou para as oitavas de final da Conmebol Libertadores na liderança do Grupo B. Os gols do Tricolor foram marcados por Lucas, de pênalti, e Luciano, um golaço, no segundo tempo. O jogo foi o último da fase de grupos da competição.

Com a vitória por 2 a 0 sobre o Talleres, o São Paulo chegou a 13 pontos e assumiu a liderança do Grupo B da Conmebol Libertadores. Agora, nas oitavas de final, o Tricolor vai enfrentar uma equipe que tenha terminado a fase de grupos em segundo lugar na sua chave e ainda terá a vantagem de decidir o confronto em casa. O Talleres, com a mesma pontuação, ficou na segunda posição e vai para o pote 2 no sorteio da Conmebol. O Barcelona de Guayaquil, terceiro colocado, disputará a repescagem da Copa Sul-Americana.

Assim como o Flamengo, o São Paulo conquistou nesta noite a sua 100ª vitória na história da Libertadores. Em 22 participações – com três títulos –, o São Paulo tem 100 vitórias, 49 empates e 56 derrotas. Só dois clubes brasileiros ultrapassaram as 100 vitórias na Libertadores até hoje: Palmeiras (136) e Grêmio (109).

O ressurgimento do Imortal

O baixinho Soteldo abriu o caminho para a goleada do Grêmio sobre o The Strongest no estádio Couto Pereira, em Curitiba (Foto: Lucas Uebel/Grêmio)
O baixinho Soteldo abriu o caminho para a goleada do Grêmio sobre o The Strongest no estádio Couto Pereira, em Curitiba (Foto: Lucas Uebel/Grêmio)

O recomeço da temporada não poderia ser melhor para o Grêmio. O time de Renato Portaluppi goleou o The Strongest por 4 a 0, diante de 23 mil torcedores no estádio Couto Pereira, em Curitiba. Soteldo, João Pedro, Galdino e Gustavo Nunes marcaram os gols da vitória. A equipe compensou a falta de ritmo de jogo com organização e dedicação. Os gaúchos estão vivos no torneio e dependem das próprias forças para avançar às oitavas de final.

O Grêmio chegou a seis pontos e assumiu a terceira posição no grupo C. O Tricolor depende das próprias forças para avançar de fase na Libertadores. O The Strongest, já classificado, continua com 10. No outro jogo da chave, o Huachipato venceu o Estudiantes por 4 a 3 em La Plata. O time chileno é o vice-lider, com oito pontos, enquanto os argentinos amargam a lanterna, com 4.

Resultados dos clubes brasileiros na Copa Sul-Americana:

Grupo C            Internacional 1 x 2 Belgrano – O Inter depende dele para ser segundo do grupo

Grupo D            Fortaleza 2 x 1 Sportivo Trinidense – Fortaleza é campeão do grupo

Grupo F            Corinthians 3 x 0 Racing do Uruguai – Corinthians é campeão do grupo

Grupo G           Lanús 0 x 1 Cuiabá – Cuiabá é segundo do grupo e disputa respescagem

Grupo H           Coquimbo Unido 1 x 1 Bragantino – Bragantino é segundo do grupo e disputa repescagem

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo