Geral Local

Porsche Design Tower e outros arranha-céus estão afundando, aponta estudo

As vibrações no terreno provocadas com a construção dos grandes arranha-céus e o aumento do peso estrutural estão entre as causas

Estudo da Universidade de Miami analisou prédios residenciais do litoral de Miami entre 2016 e 2023, e concluiu que 35 deles afundaram (Foto: Carl Lender_Wikimedia)
Estudo da Universidade de Miami analisou prédios residenciais do litoral de Miami entre 2016 e 2023, e concluiu que 35 deles afundaram (Foto: Carl Lender_Wikimedia)

O solo sob os arranha-céus de luxo construídos no litoral de Miami está afundando em ritmo acelerado. Um estudo da Universidade de Miami pesquisou a faixa litorânea de Miami entre 2016 e 2023, e concluiu que 35 edifícios costeiros localizados nas áreas residenciais afundaram entre dois e oito centímetros no período analisado. A maioria das construções analisadas tem menos de 20 anos.

Um dos casos mais alarmantes é o do Porsche Design Tower, situado em Sunny Isles, tem 195 metros e foi construído em 2017. Segundo os pesquisadores, o terreno sob seus alicerces está cedendo numa velocidade de 2,5 cm por ano, e não há indícios de que o movimento irá parar no curto prazo.

Um dos motivos do afundamento na zona costeira é o boom imobiliário que a região sofreu nos últimos anos. Os cientistas apontam que as vibrações no terreno causadas pela construção dos grandes arranha-céus a partir de 2014 e o aumento do peso estrutural podem ter acelerado a compressão das camadas de areia infiltrada entre a rocha calcária do solo.

Um dos principais questionamentos para os pesquisadores é se o fenômeno faz parte de um processo de assentamento do terreno, devido à recente construção de edifícios na região, ou se ele se prolongará ao longo do tempo causando o desabamento dos edifícios.

O primeiro alerta para os condomínios do litoral de Miami ocorreu em 2021, quando Champlain Towers South desabou. Os investigadores vincularam o acidente do edifício de 12 andares com o afundamento do solo causado pelas construções posteriores.

Com informações do portal Terra.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo

Exit mobile version