Informação do departamento de Transportes do estado é divulgada depois do incidente que matou pelo menos cinco pessoas em Minneapolis
O incidente em uma ponte em Minneapolis, ocorrido no dia 1º de agosto e que causou a morte de pelo menos cinco pessoas, serviu como um alerta às autoridades em relação à manutenção das vias públicas no país. O governador da Flórida, Charlie Crist, por exemplo, determinou ao Departamento de Transportes um relatório sobre a situação das cerca de 11 mil pontes no estado. “Podemos garantir que a situação na Flórida é segura”, afirmou Barbara Kelleher, porta-voz do órgão.
A preocupação maior dos moradores está no fato de que pelo menos 32 pontes nos condados do sul da Flórida apresentam “estrutura deficiente”, exatamente igual à ponte I-35W, que caiu no Rio Mississippi há poucos dias. No entanto, autoridades asseguraram que as condições aqui são mais favoráveis do que em outras do país. Na Flórida, as pontes não estão sujeitas à interferência da neve e do nível de água dos rios – como no caso de Minneapolis – e passam constantemente por vistorias.
De acordo com o relatório do Departamento de Transportes da Flórida, todas as pontes do estado – incluindo aí as 3.280 nos condados de Broward, Palm Beach e Miami-Dade – são inspecionadas a cada dois anos, sendo que as pontes levadiças (drawbridges) recebem a visita de técnicos pelo menos uma vez por ano. “Quando detectamos algum problema, as inspeções são realizadas com mais freqüência, para não gerar qualquer insegurança na população”, contou Robert Robertson, engenheiro do departamento.