Um vídeo divulgado pelo Escritório do Xerife do Condado de Lee (LCSO), na Flórida, mostra o momento em que um atirador de elite disparou através de um monitor de computador e matou um assaltante de banco armado que mantinha reféns.
O caso aconteceu em 6 de fevereiro em um Bank of America em Fort Myers, mas as imagens só foram divulgadas no último final de semana. Agentes que atenderam ao chamado descobriram que o suspeito estava armado com uma faca e alegava ter uma bomba enquanto detinha um homem e uma mulher. “Tentamos negociar com ele continuamente”, disse o chefe de polícia Carmine Marceno. Ele acrescentou que, em determinado momento, o criminoso segurou uma faca no pescoço da refém.
Foi após o homem “apresentar força letal” que um atirador da Unidade de Operações Especiais do LCSO disparou um “tiro planejado e deliberado através de um monitor de computador”, atingindo o suspeito no centro da testa e matando-o instantaneamente. Identificado como Sterling Alavache, de 36 anos, o assaltante caiu no chão enquanto os reféns se afastaram, sem ferimentos.
Perto do final do vídeo, o monitor pode ser visto com um buraco enorme, mas ainda funcionando. “Disparar através de barreiras é uma habilidade treinada e rotineiramente praticada pelos atiradores de elite da Unidade de Operações Especiais do Escritório do Xerife do Condado de Lee,” disse o oficial de informação pública do LCSO, tenente Todd Olmer, no vídeo compartilhado no Facebook. “A bala de calibre .308 utilizada é especificamente selecionada devido à sua conhecida confiabilidade balística ao atravessar barreiras intermediárias.”