Estelionatários são criativos e convincentes e, por essa razão, é necessário redobrar o cuidado quando o assunto envolve dinheiro. O mais recente golpe foi registrado pela polícia de Boynton Beach (FL) e vitimou pelo menos três idosos do condomínio Hunters Run nos últimos dias.
Os bandidos ‘limparam’ a conta de dois deles e um terceiro ligou para o banco a tempo para checar a veracidade do telefonema que recebeu.
O golpe funciona da seguinte forma: uma mulher liga para a residência do correntista se passando como representante do banco e diz que o cartão de débito foi clonado. Ela sabe informações bem específicas sobre a vítima, que acaba acreditando. A farsante afirma que vai mandar uma pessoa pegar o cartão atual e que voltará com um novo algum tempo depois.
Uma vítima de 75 anos recebeu o telefonema e dentro de instantes alguém bateu à sua porta e levou o cartão. Outro idoso de 88 anos entregou seis cartões de crédito e de débito aos bandidos, que levaram milhares de dólares de sua conta.
“Pedimos às pessoas que fiquem atentas e chamem a polícia para esse bando que está vitimando idosos”, disse a polícia em comunicado. “Nunca passe informações sobre sua conta bancária ou entregue cartões a estranhos. O banco jamais vai enviar um funcionário para pegar cartões pessoalmente”. (As informações são do Sunsentinel).