O piloto Richard Vance, de 33 anos, foi o único sobrevivente de um acidente de helicóptero que matou cinco pessoas, na noite de domingo (11), em New York. O piloto disse aos investigadores que uma das bagagens de um passageiro pressionou o botão de emergência do helicóptero, cortando o combustível.
De acordo com informações da polícia, o helicóptero – modelo Eurocopter AS350 – foi contratado para um passeio panorâmico pela cidade. A queda ocorreu por volta das 7pm no East River próximo a Roosevelt Island.
A National Transportation Safety Board – NTSB – enviou 14 pessoas para o local para determinar o que causou o acidente.
Em áudio gravado pela torre de controle, o piloto informou que o helicóptero estava com problemas mecânicos. Quando os agentes de emergência chegaram ao local, a aeronave estava de cabeça para baixo e submersa. “O mais difícil do resgate foi que as pessoas estavam umas sobre as outras e tiveram que ser cortadas”, disse um bombeiro. O piloto conseguiu escapar sem ferimentos graves.
De acordo com informações da CNN, a empresa Liberty Helicopters já teve três acidentes em 11 anos. Em 2009, nove pessoas morreram depois que um helicóptero e um avião de pequeno porte colidiram sobre o Hudson River. Em 2007, outro acidente com oito pessoas a bordo. Por sorte, um paramédico estava a bordo e salvou a vida dos passageiros.