Mineiro Raphael Matos quer, agora, subir de categoria
O mineiro de Belo Horizonte Raphael Matos é o grande campeão da Indy Lights 2008. Ele confirmou o título na última corrida do ano, no circuito oval de Chicago, quando obteve a terceira colocação. Este foi o quarto título brasileiro na categoria de acesso à Fórmula Indy, já que Tony Kanaan (em 1997), Cristiano da Mata (1998) e Thiago Medeiros (2004) já haviam conquistado o lugar mais alto do pódio.
Na corrida em Chicago, Raphael, piloto da Andretti Green Racing, manteve o retrospecto de ser campeão em todas as categorias pelas quais passou no automobilismo norte-americano desde 2002 – Skip Barber, Fórmula Dodge Nacional, Fórmula Mazda, Fórmula Atlantic e, agora, Indy Lights. “Foi o melhor terceiro lugar de toda a minha vida e a conquista mais importante da minha carreira”, destacou o brasileiro, admitindo, porém, que ainda estava muito emocionado para entender o que o feito representaria para sua vida. Ele quer, agora, chegar à Fórmula Indy e sabe que o título pode ser o passaporte para o seu sonho.
Na temporada, o brasileiro conquistou três vitórias (St.Petersburg, Watkins Glen e Mid-Ohio) em 16 corridas. Já a paulista Bia Figueiredo terminou o campeonato na 3ª colocação.